Carne de frango: posição dos grandes importadores em 2017

AviSite

Exceto pela “ocupação” do décimo posto pelo Iraque, o quadro de principais importadores da carne de frango brasileira permanece inalterado em relação aos cinco primeiros meses de 2016.

Em outras palavras, comparativamente ao quadro de um ano atrás, a única ausência é a da Rússia que, então, ocupava a décima posição. Mas sua saída não se deve à redução da importação – ao contrário, o volume destinado ao mercado russo aumentou 5,12% e a receita 45,62% - e, sim, ao significativo aumento das compras iraquianas - +58,16% no volume, o que gerou incremento de receita de 85,59%.

De toda forma, alteraram-se algumas posições no ranking dos 10 principais importadores. E a mais significativa delas foi a da China, que reduziu suas importações em mais de 20% e, com isso voltou a ceder o segundo posto ao Japão, tradicional ocupante da posição.

Juntamente com a Holanda, a China está entre os grandes importadores que geraram queda na receita cambial. Mas o resultado negativo foi minimizado com o aumento das importações para Hong Kong e, com isso, a redução de receita do mercado chinês cai para 1,27%, enquanto a queda de volume fica em 11,46%.

Nunca é demais destacar que, a despeito da redução nos volumes exportados (de 5,16% entre os 10 principais importadores; de 6,95% entre os demais 115 países atendidos no período – tudo levando a uma redução global de 5,74%), a receita cambial permanece positiva, graças à recomposição dos preços praticados um ano atrás.

Porém, no período pós-Operação Carne Fraca essa recomposição se dá em ritmo bem mais lento e começa a se diluir. Até abril, os índices de aumento registrados superavam os dois dígitos em todos os quesitos. Agora, o incremento com os “10 mais” está em 8,46% e com os demais 115 importadores em 9,95%, índices que levam a um incremento médio de 8,93% sobre os cinco primeiros meses de 2016.

Carne de frango



Data da Notícia: 14/06/2017
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.