Avisite
Passados os cinco primeiros meses do ano, a carne de frango permanece uma posição aquém da registrada em idêntico período de 2012, mas mantém-se firme e isolada na quinta posição por conta, principalmente, da perda de ímpeto das exportações de milho, que permanece no sexto posto.
Por outro lado, o fato de a carne de frango ter perdido uma posição em relação aos cinco primeiros meses do ano passado não significa recuo.
Pelo contrário, a receita cambial do período aumentou 8% e agora supera a casa dos US$3 bilhões. Caminha, pois, melhor que as exportações globais brasileiras que, nesses cinco meses, registram recuo de quase 5%.
Por sinal, ainda que, entre os 10 principais produtos exportados pelo Brasil, alguns venham obtendo índices de incremento superiores– milho, +367,9%; açúcar em bruto, +30,9%; carne bovina, +20,6% - a carne de frango aumentou em 13,3% sua participação na pauta exportadora global. No ano passado respondeu por 2,9% da receita cambial brasileira; neste ano participa com 3,3%.