Carne de frango inicia 2015 como 7º produto da pauta exportadora

AviSite

Após encerrar 2014 como o sexto principal produto exportado pelo Brasil no exercício passado (mesma posição ocupada em 2013), a carne de frango iniciou novo exercício em sétimo lugar.

A queda de posto decorre da menor receita cambial obtida em janeiro, quase 13% inferior à registrada no mesmo mês de 2014. Mesmo isso, porém, não significou perda de participação na receita cambial global do País, pois, ao contrário, essa participação aumentou 2%, mantendo-se acima dos 3% do total. Ou seja: outros produtos tiveram queda bem maior.

De toda forma, não há nada de inédito na posição ora ocupada pela carne de frango. Em 2014 o produto também iniciou o período na sétima posição. Reassumiu o sexto posto nos meses seguintes.

Também na quarta posição, como há um ano, quem chama a atenção agora é o milho. Pois, ao contrário da carne de frango, sua receita cambial apresentou aumento de 3,62% em relação a janeiro do ano passado.

Aqui, o ganho ficou por conta do maior volume embarcado – perto de 3,2 milhões/t, contra 2,9 milhões/t um ano antes, o que representou aumento de quase 10%.

Independente de ser ou não uma tendência, esse comportamento merece íntimo acompanhamento, pois pode influenciar abastecimento e preços internos.



Data da Notícia: 05/02/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.