Carne de frango: entusiasmadores, primeiros resultados de março indicam que novos recordes estão a caminho

O mês de março tem ingredientes suficientes para gerar novos recordes mensais na exportação de carne de frango. A começar pelo número de dias úteis – 23 ao todo, o que faz com que março, ao lado de agosto, esteja entre os dois meses mais longos de 2023.

O segundo ingrediente está sendo sinalizado pelos embarques efetivados nas duas primeiras semanas do mês – 1 a 11, oito dias úteis (o que representa pouco mais de um terço dos 23 dias úteis mês de março). Como eles alcançaram média diária de 23,6 mil toneladas, aumentando 20% em relação ao mês anterior e 35% em relação a março do ano passado, sugerem um total mensal inédito, superior a 500 mil toneladas.

Naturalmente, essa média pode sofrer alguma diluição nestas três semanas que completam o mês de março. Mas, sem dúvida, os números iniciais conduzem a um novo recorde. E não só para o mês de março, mas histórico.

É verdade que o preço médio do produto já não evolui com aquela exuberância observada entre 2021 e 2022 (em março do ano passado registrou evolução anual de 21%). Mas permanece em alta, já que o valor até aqui registrado – de US$1.892,76/tonelada – se encontra 0,28% e 3,86% acima dos alcançados, respectivamente, em fevereiro de 2023 e em março de 2022.

Ainda que o panorama seja promissor, talvez seja prematura qualquer projeção sobre a receita cambial a ser obtida no mês. Mas, pelos dados atuais, tende a superar o bilhão de dólares. No entanto, ainda que esse patamar não seja alcançado, também aqui um novo recorde histórico deve ser registrado.

Fonte: AVISITE

Data da Notícia: 14/03/2023