Avisite
Os últimos dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no tocante à evolução do preço médio das carnes no mercado internacional indicam que enquanto as carnes bovina e suína mantêm certa estabilidade de preços, a de frango fechou o primeiro trimestre de 2013 em forte aceleração, permanecendo como a de maior valorização entre essas três carnes.
Assim, partindo-se um índice igual a “100” entre 2002 e 2004, em março de 2013 a carne suína apresentava valorização de 56%, a bovina de 95% e a de frango de 117%. Mas não só isso: comparativamente aos preços registrados dois anos atrás, os preços da carne de frango registraram incremento de 9%, enquanto os da carne bovina ficaram em apenas 2,5% e os da carne suína em 5%.
A registrar, por fim, que o melhor desempenho no ano vem sendo o da carne de frango, que registrou incremento de 3,3% em relação a dezembro passado. Já a carne suína registrou em março acréscimo mínimo, de 0,3%, enquanto a carne bovina sofreu queda de 1,3% em relação ao preço alcançado em dezembro.