Avisite
Nas novas previsões para o corrente exercício, a Agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) prevê que a produção mundial de carne de aves de 2014 cresça pouco mais de 1,6%.
O índice seria menor não fosse a influencia dos países em desenvolvimento, onde o incremento deve superar os 2%. Nos países desenvolvidos o aumento no volume produzido vai pouco além de 1%.
No mercado internacional, exportações e importações evoluem em torno de 2,5%. Mas, aqui, são os países desenvolvidos que mais influenciam o comércio mundial.
Entre os desenvolvidos, as importações devem aumentar perto de 4%, enquanto sofrem ligeiro recuo (-0,24%) entre os países em desenvolvimento.
Já nas exportações, o volume dos países em desenvolvimento aumenta quase 1%. Mas tem expansão bem maior (+3,63%) entre os países desenvolvidos.
A observar, ainda, que enquanto nas exportações os dois grupos têm participação não muito diferente (desenvolvidos, 55% do total; em desenvolvimento, 45% do total), nas importações os desenvolvidos ficam com 72% do volume total e os países em desenvolvimento com 28%.