O Estado de S. Paulo
A pouco mais de um mês das eleições parlamentares e em meio a uma severa crise de escassez de alimentos e remédios, chegaram ontem à Venezuela importados do Brasil 571 contêineres de alimentos, informou a Autoridade Portuária Venezuelana (Bolipuertos).
As cargas totalizam 250 mil toneladas de alimentos de primeira necessidade, principalmente arroz, frango, leite e margarina. "Entre as mercadorias que chegaram a Puerto Cabello, (vindas) da República Federativa do Brasil, estão 3 contêineres de arroz, 83 de leite, 44 de margarina, 205 de carne e 205 de frango", disse a Bolipuerto em nota.
A carga foi entregue aos cuidados da Corporação de Abastecimento Agrícola (Casa) e ao Ministério de Alimentação, que serão responsáveis por enviar a carga a mercados estatais. "É importante destacar que na primeira metade de outubro 201 mil toneladas de alimentos foram entregues ao Ministério da Alimentação para a distribuição equitativa delas em nível nacional", acrescenta a nota.
Analistas e fontes próximas ao chavismo esperam que o governo tente mitigar os efeitos da crise às vésperas da eleição com venda de alimentos subsidiados como maneira de melhorar a baixa popularidade do governo, afetada pela inflação, estimada em 200% este ano, e uma queda de 10% no PIB.