Centro de Comunicação
A produção nacional de grãos cresceu 63,2% desde o ciclo 2006/07. Enquanto isso, as exportações de milho e soja em grão e farelo aumentaram 117,7%, conforme dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Após uma década de intenso progresso, o agronegócio brasileiro terá de alinhar o crescimento entre o campo e o mercado para continuar sustentando resultados positivos, segundo diagnóstico apresentado pela Expedição Safra durante o café da manhã de lançamento da 10ª edição do projeto.
“Para continuar crescendo no campo, é preciso continuar crescendo no mercado. Para isso, temos de buscar eficiência em logística e tecnologia”, destacou o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo, Giovani Ferreira, no evento em Curitiba. O lançamento ocorreu na sede do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), na manhã de segunda-feira (15), e reuniu mais de 150 pessoas, entre lideranças políticas, técnicos e representantes de 35 entidades setoriais.
Segundo o secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, o acesso a conhecimento especializado, como o desenvolvido pela Expedição Safra, será primordial para o planejamento dos próximos ciclos. “Informação é o principal insumo para tomada de decisão na agricultura”. O presidente do Emater, Rubens Ernesto Niederheitmann, também destacou a relevância da informação para o sucesso da extensão rural.
A Expedição Safra completa 10 anos de estrada com mais de 500 mil quilômetros percorridos em 11 países da América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia. No ciclo 2015/16, a equipe de técnicos e jornalistas vai visitar 7 países, 16 estados brasileiros e promover cinco Seminários Expedição Safra 10 anos. A primeira etapa ocorre nesta quinta-feira (18), em Uberlândia.
Sobre a Expedição Safra
A Expedição Safra chega à sua décima temporada com a edição 2015/16. O projeto de iniciativa do Agronegócio Gazeta do Povo consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos. Da América do Sul à América do Norte, a sondagem periódica percorre 16 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a Expedição estabeleceu os chamados roteiros extraordinários, com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França) e Ásia (China e Índia). No ciclo 2015/16 os técnicos e jornalistas desembarcam no Canal do Panamá.