Campanha de atualização cadastral de suínos vai até dia 7 junho

A campanha de atualização cadastral da população suínos segue até o dia 7 de junho. Proprietários e todos aqueles que a qualquer título tenham suínos em seu poder ou guarda, devem cadastrar e/ou atualizar a quantidade destes animais até esta data.

O cadastro, que vai ser o censo da população, visa obter informações acerca das espécies, sexo, faixa etária e propriedade ou local onde se encontram.

“Depois da campanha de atualização do rebanho de equídeos que se encerrou em dezembro de 2023 e que foi um sucesso, damos início, a partir de agora, a atualização destas importantes espécies”, diz Luiz Henrique Barrochelo, médico-veterinário e coordenador da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).

“A atualização do cadastro é de suma importância a partir da retirada da vacinação contra a Febre Aftosa, uma vez que caso o vírus seja introduzido novamente no Estado, estes animais são os sentinelas para a detecção de novos casos”, acrescenta Maria Carolina Guido, veterinária e diretora do Departamento de Capacitação e Educação em Saúde Única (DECESUN).

Para a atualização do cadastro no sistema informatizado de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE), o proprietário deve preencher o formulário que pode ser acessado em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/sanidade-animal/declaracao.docx e entregá-lo, preferencialmente por e-mail e em formato digital em uma das unidades da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) mais próxima.

Fonte: Agrimídia Assessoria de Imprensa/Agência de Notícias

Data da Notícia: 21/05/2024