Setor Energético
O reaproveitamento de dejetos da suinocultura, uma forma de diminuir o impacto ambiental e também produzir energia, será tema da próxima reunião da Câmara Setorial de Carne Suína da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
A reunião analisará proposta para normatização de legislação ambiental para a cadeia de suínos. De acordo com o presidente da Câmara Setorial, que também é titular da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), Valdomiro Ferreira Junior, não existe uma lei ou uma norma que licencie ambientalmente a atividade suinícola no Estado. “Iremos formar um grupo técnico que apresentará uma proposta de termo de referência para analisar a classificação e o armazenamento de dejetos suínos”, disse.
Assim que definido na reunião e finalizado, o termo será encaminhado à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que avaliará a quantidade que pode ser reutilizada e outros cuidados que deverão ser tomados no uso dos dejetos.
Com o mesmo objetivo, também será discutida a criação de uma linha de financiamento direcionada ao aproveitamento de energia. “Nós entendemos que o material excedente pode ser usado como fertirrigação de pastagens e, além disso, produzir energia a ser disponibilizada na rede elétrica”, falou Ferreira, explicando que os dejetos são compostos de gás metano, material que pode ser utilizado para geração de biogás.
Os participantes da reunião poderão também apresentar propostas a fim de readequar a legislação de produtos agroindustriais e combater a clandestinidade, conforme consulta pública divulgada recentemente pela Secretaria.
Serviço:
O encontro será realizado no dia 7 de julho, às 10h, na sede da Pasta, na capital paulista.
Interessados em participar da reunião devem confirmar presença pelo e-mail camaras.setoriais@codeagro.sp.gov.br ou pelos telefones (11) 5067-0377/ 5067-0378.