Cai o volume de contratos de opção de dólar

Folha de S. Paulo

Opção é um contrato que permite adquirir uma quantia de dólares por um preço fixo em uma data futura.

Se a moeda estiver mais valorizada do que no contrato, o comprador exerce o direito de compra. Caso a cotação esteja mais baixa, o dono da opção não a exerce.

São um recurso de empresas para se proteger de variação do câmbio ou como aposta em tendência do mercado.

"Uma variável importante do preço das opções é a volatilidade projetada do câmbio, que diminuiu nos dois últimos meses", diz Marcos Pimentel, chefe global de renda fixa do BTG Pactual.

O que é levado em conta não é a variação atual do dólar, mas o quanto o mercado prevê que ele irá se alterar nos próximos meses.

Como a percepção é que haverá estabilidade, o custo das opções caiu, portanto, paga-se menos por elas, diz.

Em julho, os agentes aproveitaram a baixa e compraram, mas em agosto isso não aconteceu, segundo ele.

Na comparação com 2015, o valor em opções cresceu. Esses negócios podem ter tido alta pelo fato de empresas terem se valido dele para fazer hedge -proteção contra flutuação da moeda.

"Há tempos recomendo hedge via opções", diz Victor Mansur, da XP Investimentos. Geralmente, isso é feito por outro tipo de contrato.



Data da Notícia: 31/08/2016
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.