BRF
A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, é a única empresa de alimentos do Brasil a ocupar o Nível 2 no relatório anual do Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW). No total, o estudo avaliou 99 empresas de 17 países, com os Estados Unidos liderando o número de inscrições (28), seguido por Inglaterra (18) e França (10). Apenas três empresas brasileiras figuram no ranking. O resultado reforça a liderança e o pioneirismo das práticas de bem-estar animal da BRF, que no ano passado ocupava o Nível 3 do relatório.
O ranking reconhece o fortalecimento dos processos internos da BRF para gerenciar o compromisso público de bem-estar animal e o avanço das práticas em parceria firmada com a World Animal Protection (WAP), buscando melhorias contínuas em toda a cadeia. Um dos objetivos desta parceria é a eliminação de 100% das celas gestacionais para suínos até 2026. Os avaliadores também destacaram os investimentos realizados pela companhia nos últimos anos e ressaltaram a transparência na disponibilidade das informações relacionadas à sustentabilidade e bem-estar animal, em uma área específica no site institucional da companhia. Outro ponto importante foi o compromisso de longa data em não usar animais clonados e hormônios em seu sistema de criação.
Entre os exemplos de engajamento em 2016 está a inclusão de enriquecimento ambiental, instrumentos que estimulam o comportamento natural dos animais e melhoram suas condições de bem-estar. De acordo com a gerente de sustentabilidade da BRF, Sulivan Alves, o estudo reforça a evolução da empresa em sustentabilidade. “Estamos comprometidos em nos tornar líder global em bem-estar animal e o BBFAW reitera que estamos no caminho certo. Nosso progresso é evidente, desde que partimos do Nível 4 em 2014 até chegarmos no Nível 2 em 2016”, comemora.