BRF e JBS: participação no mercado do frango em 2014

AviSite

Divulgados recentemente, os balanços das duas empresas líderes da indústria do frango brasileira possibilitam estimar a participação de ambas não apenas no setor, mas também nos mercados interno e externo.

É verdade que, nos resultados divulgados, não há referência específica ao frango, mas apenas a aves, em geral. Mas como os negócios de uma e outra, na avicultura, se concentram no frango, esse detalhe pode ser ignorado.

Assim, em termos de cabeças abatidas e partindo do princípio de que em 2014 foram abatidas no Brasil 5,965 bilhões de cabeças de frango, a BRF respondeu por quase 28% do total, enquanto à JBS couberam outros 16%. O que significa que ambas foram responsáveis por mais de 40% dos abates do ano que passou.

Porém, ao avaliar-se o volume proveniente desses abates e sua colocação nos mercados interno e externo, os resultados são bem diferentes. Pois, considerada exclusivamente a carne de aves in natura, BRF e JBS colocaram no mercado interno perto de 659 mil toneladas, volume que corresponde a menos de 20% do que produziram. E isto, levando em conta que a oferta interna global aparente de carne de frango no ano que passou foi estimada em 8,697 milhões de toneladas, corresponde a pouco mais de 7% do total.

Em outras palavras, as duas empresas continuam direcionando a maior parte de sua produção (mais de 80% do que produzem) para o mercado externo. Daí o volume por elas exportado corresponder a, praticamente, três quartos de toda a carne de frango in natura embarcada pelo Brasil em 2014.

É verdade, no tocante ao mercado interno, que as duas empresas têm ampla gama de pós-processados de frango e, portanto, sua participação nesse mercado não está limitada aos 7,57% apontados.

No entanto, mesmo que se adicione à carne de aves in natura os volumes relativos aos processados e ao “food-service” (o que não corresponde à realidade, pois é bastante diversificada a linha de produtos de origem animal e/ou vegetal de uma e outra empresa), a participação de BRF e JBS no mercado interno não chega a 35% da oferta interna de carne de frango.

BRF e JBS



Data da Notícia: 26/03/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.