A operação foi feita pela Granja Elite Gênesis, empresa da Agroceres PIC, localizada em Paranavaí (PR), mas exigiu, nos últimos dois anos, ajustes nos procedimentos de importação e exportação que foram articulados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O protocolo adotado foi semelhante àquele implementado pela Receita Federal e Anvisa para as vacinas e insumos contra a Covid-19, em 2021, cuja agilidade até hoje é considerada case de sucesso internacional.
Essas adequações envolveram diversos atores, como o importador, seu representante legal, os órgãos anuentes, como Receita Federal e Mapa, além do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), única porta de entrada e saída de suínos por via aérea no Brasil.
A finalidade dos ajustes foi acelerar o processo de recebimento de embarques com grandes quantidades dos animais de altíssimo valor que passariam a compor o núcleo genético brasileiro. A preocupação do Mapa e das empresas privadas envolvidas era que esses animais selecionados, importados dos Estados Unidos e Canadá a partir de 2023, ficassem em situação confortável o mais depressa possível ao chegarem em Viracopos, o que foi coordenado pela chefia do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). A importação desses animais de elite compôs a base do plantel que agora permite que o Brasil atinja um novo patamar na criação suína
Antes desses ajustes, o chamado “desembaraço” – processo de liberação de cargas importadas – levaria cerca de 24 horas para a quantidade de animais recebida. Agora o processo pode ser concluído em 8 horas. “Os suínos utilizados como matrizes genéticas são animais criados em ambientes controlados, sendo sensíveis a condições climáticas desfavoráveis como exposição prolongada ao sol, altas temperaturas, frio, vento, que podem levá-los à óbito ou comprometimento do seu potencial genético. Assim, as tratativas para agilidade na conferência e liberação deste tipo de carga visam a saúde e o bem-estar animal, reduzindo o risco de mortalidade”, explica Rita Lourenço, chefe do Vigiagro de Viracopos, vinculado ao Mapa.