Brasil negocia expansão de mercado para frango e limão com os Estados Unidos

Em uma movimentação estratégica para fortalecer sua presença no mercado internacional, o Brasil busca ampliar as cotas de exportação de carne bovina e açúcar para os Estados Unidos, além de abrir as portas para a carne de frango e o limão taiti. A missão liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, iniciada em 11 de março de 2024, visa aprofundar as relações comerciais entre as duas nações.

Perosa expressou o desejo de dobrar a atual cota de exportação de carne bovina, fixada em 65 mil toneladas anuais, e de aumentar as exportações de açúcar, cuja cota é determinada a cada safra. Ele destacou a complementaridade dos mercados de carne bovina entre Brasil e EUA, apontando para uma possível cooperação sem competição direta.

Outro ponto de interesse para o Brasil é a conclusão do protocolo fitossanitário para a exportação de limão taiti, já acordado, mas pendente de assinatura. Além disso, a abertura do mercado americano para a carne de frango brasileira está na pauta de discussões, evidenciando a busca por uma parceria equilibrada que beneficie ambos os países.

Em 2023, o Brasil investiu US$ 843,560 milhões na importação de produtos agropecuários dos EUA, enquanto as exportações brasileiras para o país norte-americano atingiram US$ 9,820 bilhões, lideradas por celulose, madeira e café, de acordo com dados do Agrostat.

Além das negociações comerciais, a missão brasileira nos Estados Unidos apresentará a iniciativa de conversão de pastagens degradadas em áreas agricultáveis para fundos de investimento, alinhando-se às agendas de investimentos sustentáveis e reforçando o compromisso com a sustentabilidade no setor agropecuário.



Data da Notícia: 12/03/2024
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