Portal Paraná Cooperativo
O Brasil foi o único entre 45 países que apresentou queda do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016, segundo ranking da revista britânica The Economist. A atividade econômica recuou 3,6% no ano passado, conforme divulgado nesta terçafeira (07/03) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Grécia e Rússia - De acordo com a The Economist, o país com o segundo pior desempenho foi a Grécia, com crescimento de 0,3%. A nação europeia vive grave crise fiscal e econômica desde o começo desta década. A Rússia, cujos resultados também devem mostrar queda do PIB em 2016, ainda não apresenta os dados completos do ano passado no ranking.
Venezuela - Já a Venezuela, que vive situação de calamidade pública, com crises de abastecimento, parou de divulgar seus resultados oficialmente.
Crescimento - Os outros países latinoamericanos com dados de 2016 completos apresentaram crescimento. São eles: Peru (3,9%), México (2,1%) e Colômbia (2%).
Liderança - Filipinas e Índia (ambas com alta de 6,9%), seguidas por China (6,7%), lideram o ranking.
2017 - Para 2017, a estimativa da revista britânica é que o PIB brasileiro cresça 0,7%, depois de dois anos seguidos de queda, que representaram recuo acumulado de 7,2%.