Botulismo: 4 dicas para evitar a doença nos rebanhos bovinos

SF Agro

No Mato Grosso, mais de mil cabeças de gado morreram com suspeita de botulismo transmitido pela ração por causa de falhas no armazenamento. O botulismo bovino é uma intoxicação causada pela absorção das toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum. Essa doença também é conhecida como doença da vaca caída e geralmente ocorre quando os bovinos são criados em pastagens deficientes em fósforo ou quando recebem suplementação alimentar inadequada.

Dessa forma, o animal começa a buscar essa suplementação em lixo, pequenos animais mortos, carcaças, entre outros. Isso faz com que o animal adquira a bactéria presente nesses alimentos inadequados. A Boi Saúde – Pecuária Inteligente, startup do ramo do agronegócio, orienta os produtores rurais sobre como armazenar corretamente a ração e os sais minerais e proteinado com segurança, com objetivo de prevenir não só doenças como o botulismo, mas também prejuízos a partir de mortes do gado.

1- Cobertura do galpão

A incidência de raio solar prejudica os micro e macroelementos da nutrição animal, afirma José Carlos Ribeiro, consultor agropecuário há 15 anos. Por isso, é recomendável verificar a cobertura do galpão onde o alimento é armazenado.

2- Sacos de ração

Quando for armazenar sacos de ração, o ideal é nunca deixar os produtos diretamente no solo. Independentemente do tipo de piso, é melhor colocar os sacos em um estrado de madeira para evitar a umidade, que sempre altera a matéria seca.

3- Combata os roedores

Os roedores são grandes vilões e podem prejudicar o sal mineral e outros nutrientes oferecidos ao seu gado. Por isso, o ideal é controlar esse animais e evitar que eles cheguem até os alimentos do rebanho.

4- Condições sanitárias

A melhor maneira de prevenir a doença é mantendo o ambiente em condições sanitárias adequadas. Além disso, fazer uma suplementação alimentar que corrija as deficiências da pastagem, verificação das condições da água e a vacinação de todo o rebanho. Outro ponto importante é o armazenamento correto dos insumos nutricionais oferecidos ao gado.



Data da Notícia: 09/08/2017
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.