Biossegurança e automação serão discutidas no 10o Simpósio de Avicultura da ACAV

MB Comunicação

O Simpósio Técnico da ACAV (Associação Catarinense de Avicultura) conta com palestras e eventos técnicos conduzidos pelos mais renomados especialistas da avicultura mundial. Nesta quarta-feira, 17, a secretaria atenderá das 8 às 8h30 para inscrições e entrega de material. Às 8h30 Edgar O. Oviedo palestrará sobre “Fatores que interferem no desenvolvimento embrionário e impactam no metabolismo do frango”. O intervalo está previsto para 9h30 às 10 horas.
Das 10 às 11 horas, Winfridus Bakker abordará o tema “Automação em Granja de Matrizes com foco em performance de matrizes pesadas” (patrocínio da Cobb). Segue-se preleção de Joseph Purswell sobre “Ambiência em Granja de Matrizes – Realidade brasileira” com patrocínio da Aviagen. O almoço será servido às 12h30 horas.
Às 14 horas Paulo Lourenço falará sobre “Manejo da Biosseguridade com Foco em Controle de Salmonelas e Micoplasmas” (patrocínio da Bayer). Às 15 horas haverá intervalo para café e às 16 horas Guilhermo Zavala falará sobre “Síndromes Virais com Interferência na Qualidade de Pintos de um dia” (patrocínio da MSD Saúde Animal).
Os participantes do Simpósio de Avicultura terão opções de palestras simultâneas das 17 às 18 horas com eventos da Aviagen (sala Ártico) e da MSD Saúde Animal (sala Cáspio) e, das 18 às 19 horas, com evento da Coob, na sala Ártico. A tradicional confraternização do Jantar do Galo iniciará às 20h30 no salão Mediterrâneo.
Entre os temas que serão abordados no segundo dia estão questões relacionadas á biossegurança e a automação.
“AUTOMAÇÃO EM GRAJA DE MATRIZES”
“Automação em Granja de Matrizes com foco em performance de matrizes pesadas” é o foco da palestra de Winfridus Bakker, no dia 17 de setembro, das 10 às 11 horas, durante o 10º Simpósio Técnico da ACAV. A apresentação terá o patrocínio da Cobb. A apresentação abordará a necessidade de automação do sistema que, além de suprir a falta de mão de obra, melhora a qualidade dos ovos férteis produzidos e incremento dos índices zootécnicos.
Segundo Bakker, nos últimos 40 anos, diferentes áreas do manejo de matrizes têm sido constantemente atualizadas, inclusive automatização. “A automatização não é barata e deve de ser paga com melhoras significativas na produção por m2 para manter o preço de custo do ovo de incubação ou pintinho BB competitivo e, de preferência, mais barato”, expõe.
Dentro da automatização existem três áreas com maior desenvolvimento e que serão detalhadas na palestra: alimentação, ninhos mecânicos e ventilação. “Automatizar ou aumentar a densidade das aves de recria e produção requer que a empresa cumpra com os parâmetros de conceitos básicos. A automatização reduz substancialmente a mão de obra na granja, mas ao mesmo tempo, não queremos perder a produtividade até conhecer bem o seu manejo correto”, enfatiza Bakker. Serão abordados, ainda, os critérios básicos antes de automatizar para reduzir mão de obra nas granjas e os tipos de automatização, entre outros.
“MANEJO DA BIOSSEGURIDADE”
O professor universitário de medicina veterinária, Paulo Lourenço da Silva, abordará o tema “Manejo da biosseguridade com foco em controle de salmonelas e micoplasmas”, no dia 17 de setembro, às 14 horas. Segundo o palestrante, a indústria avícola tem crescido consideravelmente na maior parte do mundo nas últimas quatro décadas. Com o aumento em tamanho e complexidade das operações de aves (frangos de corte, poedeiras, reprodutoras, perus e codornas), sanitaristas avícolas têm concentrado mais esforços na prevenção de doenças.
O risco de surtos de doenças continua sendo uma grande preocupação para a indústria do segmento. Portanto, a explanação do palestrante abordará as medidas de biossegurança no controle de salmonela, situação atual no controle da salmonela, medidas de biossegurança no controle de micoplasmas, entre outros.

Segundo o vice-presidente da ACAV e coordenador geral do simpósio, Bento Zanoni, o setor avícola brasileiro é um dos mais avançados do planeta e isso se deve, em grande parte, à capacidade de transformação das novas tecnologias. “O simpósio da ACAV notabilizou-se como referência nacional em difusão tecnológica, integração setorial, proposição e formulação de políticas segmentadas. Neste evento, estão em foco os principais temas da atualidade avícola do Brasil e do mundo por meio de palestras que evidenciam o potencial avícola brasileiro”.
As palestras abordarão os seguintes temas: “Fatores que interferem no desenvolvimento embrionário e impactam no metabolismo do frango”, “Gestão e Manejo do Incubatório”, “Nutrição e Alimentação da Matriz de Corte Moderna”, “Nutrição de Reprodutoras Pesadas”, Automação em Granja de Matrizes com foco em performance de matrizes pesadas”, entre outros.
COMISSÃO ORGANIZADORA
A Comissão Organizadora é constituída por Bento Zanoni, Carla Andrea Schwertner, Cláudio Luiz Schell, Fábio Bittencourt, Ivonei Socha, Marcos Lopes, Marcos Téo, Aline Kuntze, Vilmar Pedott, Fernando Farias, Josenio Cerbaro, Cristiano Pereira e Paulo Fávero. Também participam o Presidente da ACAV e o Diretor Executivo Ricardo de Gouvêa.
PATROCÍNIO E APOIO
O simpósio conta com os seguintes patrocinadores: Aviagen, Cobb, MSD Saúde Animal, Zoetis, Vencomatic Group, Hybrid, Nutron, Agroceres Multimix, Hubbard Flex, ECAT, Ceva, Zinpro, Merial, Pas Reform, Bayer, Nutriad, Biovet, PETERSIM, Tecnofeed, Farmabase, Des-Vet, Vansil, PLASMATTE, Altech, Casp Indústria e Comércio, ICC, Vetanco, Embritec, Lubing, Safeeds, phibro e Yes. São apoiadoras a CLS Soluções Avícolas, Edege, Avícola Ninhada, Planalto, JBS, BRF, AURORA e VTC Viagens.

O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.