Balanço mundial de carnes 2012/2014 - por Fabiano Coser

Blog do Coser

O balanço mundial de carnes da FAO demonstra que a carne suína ainda lidera a produção mundial, no entanto, o maior crescimento é da carne de aves, que até 2020 vai assumir a dianteira do ranking.


A carne bovina cresceu no período 2013/14 metade do que cresceu a carne suína e um terço da carne de aves. Será cada vez mais claro o distanciamento entre os preços da carne bovina e das outras duas concorrentes, aves e suínos.

Em relação ao comércio das três principais carnes, a situação se inverte, com a carne suína tendo o menor volume exportado quando comparado com boi e aves, inclusive reduzindo o volume transacionado no período avaliado.

A carne de frango tem o maior volume de participação no mercado internacional, mas foi a carne bovina que teve o maior crescimento comercial dos últimos anos:

Balanço de carnes

Também chamou atenção o movimento do consumo per capita de carnes, com crecimento apenas dos países desenvolvidos, que já possuem consumo médio per capita 76,74% maior que a média mundial e 125,5% maior que o consumo dos países em desenvolvimento.



Data da Notícia: 20/02/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.