Baixa liquidez pressiona preços da soja, diz Cepea

Globo Rural

Os preços da soja tiveram baixa na última semana em meio a um mercado do grão de baixa liquidez. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), dados que mostram boas condições de lavouras nos Estados Unidos e demanda enfraquecida pressionaram as cotações.

O indicador do Cepea com base no Porto de Paranaguá (PR) teve baixa de 6,5% entre os dias 15 e 22 de julho. Na sexta-feira (22/7), a saca fechou a R$ 83,76 a saca de 60 quilos. A referência com base na média dos negócios no Paraná caiu 6,75%, a R$ 78,72 a saca na sexta-feira.

“Houve aumento na diferença entre os valores oferecidos por compradores e pedidos por vendedores brasileiros. Assim, os valores estiveram praticamente nominais, com negociações ocorrendo apenas quando houve necessidade imediata”, dizem os pesquisadores, em nota, nesta segunda-feira (25/7).

Ainda conforme o Cepea, produtores e comerciantes que têm soja disponível aguardam a definição da safra norte-americana. Além disso, há a expectativa de maior demanda por parte de esmagadoras brasileiras, que estariam com estoques baixos.



Data da Notícia: 26/07/2016
Tags: Soja, Economia
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.