AviSite
A diferença de 10 centavos a favor do frango vivo de Minas Gerais durou menos de duas semanas. Na última sexta-feira, 3, operando em mercado extremamente frágil, a cotação do produto voltou a se igualar à de São Paulo, onde o frango vivo segue comercializado por R$2,60/kg.
A estabilidade registrada por São Paulo não significa que a situação do mercado seja muito diferente da observada em Minas Gerais. Nas duas praças as negociações se mantêm entre calmas e frágeis, pois, a despeito da época do mês (período de chegada da massa salarial) as vendas não deslancham. Isto pelo menos até o último final de semana.
Em outras palavras, conta-se que a aguardada retomada das vendas mensais ocorra nesta semana, algo que – diga-se de passagem – não é possibilidade remota, pois sinalização nesse sentido foi observada na sexta-feira, data em que os preços do frango abatido no atacado paulista deram breve sinal de reversão.
De toda forma, é melhor não contar com nada de excepcional. Normalmente, acompanhando a sazonalidade de preços das carnes, o frango alcança em julho preços superiores aos de junho. Mas... ressaltando, “normalmente”.