Avicultura: entenda os métodos de descarte de aves e seus benefícios

Farming

De acordo com especialistas, cerca de 3% das aves que compõem um lote de produção morrem antes de chegar ao abate, por razões como o calor excessivo. Com essa taxa de mortalidade, que é considerada normal para a avicultura, os produtores investem em diferentes métodos para descartar essas aves. Confira quais são as vantagens e desvantagens de cada processo que precisam ser observadas de perto pelos avicultores.



Compostagem

Vantagem: além de garantir um descarte sem contaminar o meio ambiente, esse método gera um insumo para adubar as lavouras, com baixo custo.

Desvantagem: o método pode ser insuficiente para absorver o descarte de aves em granjas de grande porte, além de ser intensivo no uso de mão de obra.



Fossa séptica

Vantagem: como as aves são enterradas, não há atração de moscas e nem animais invasores, como cachorros.

Desvantagem: além de restrição legal em algumas regiões, a formação e o vazamento de chorume podem contaminar o solo e os lençóis freáticos.



Incineração

Vantagem: é o melhor método para eliminar microrganismos, além de reduzir consideravelmente o volume dos descartes.

Desvantagem: gera custo com aquisição de incinerador e alta despesa com combustíveis para a queima, além de demandar controle rígido de gases emitidos durante o processo.



Problemas comuns e como evitá-los

Falhas no processo de descarte das aves podem resultar em prejuízos financeiros para o avicultor. Confira quais são as situações mais comuns e como elas podem ser contornadas:



1 – Insetos e mau cheiro

Quando há muitas moscas no ambiente e cheiro ruim isso significa que, provavelmente, há carcaças expostas ou excesso de água no local de descarte. Para corrigir o problema, é necessário que o avicultor deposite mais material seco na área.



2 – Temperatura estável

No caso da compostagem, a ausência de calor pode prejudicar o processo. Quando o produtor notar que a temperatura está estável, nesse caso, pode ser necessário adicionar mais água ou ajustar o composto para garantir maior aeração.



3 – Infiltração

Infiltração: nesse caso pode haver vazamento do composto em formação. Isso é contornado com a adição de mais composto seco e a remoção do material excessivamente úmido.



Data da Notícia: 21/06/2017
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.