Aumentando o peso de leitões ao nascimento e ao desmame através da inclusão de Ácido Butírico em dietas de matrizes

Revista Suinocultura Industrial

O resultado produtivo dos suínos é diretamente relacionado com o desempenho dos leitões na maternidade. O peso ao nascimento e o ganho de peso até o desmame afetam não somente a capacidade de crescimento nas fases posteriores, mas também o desenvolvimento correto dos sistemas corporais. Destacam-se neste período a maturação do sistema imune e digestório. Como consequência, suínos que apresentam melhor desempenho durante a fase de maternidade ganham mais peso e apresentam melhor eficiência alimentar, além de estarem mais capacitados para combater desafios nas fases seguintes.

Sendo o desenvolvimento dos leitões até o desmame relacionado com o nível nutricional e status imunitário das matrizes, uma das ferramentas que o suinocultor possui em mãos para melhorar o desempenho de seus leitões é garantir a integridade e a saúde intestinal das fêmeas em reprodução. Desta maneira, as matrizes apresentarão um melhor aproveitamento nutricional e menor susceptibilidade à desafios, fazendo com que os nutrientes ingeridos sejam direcionados ao desenvolvimento do embrião/feto durante a gestação e à produção de colostro e leite.

Alguns aditivos alimentares podem ser adicionados à dieta de matrizes para garantir a integridade e saúde intestinal, incrementando assim o desempenho de seus leitões. O Butirato de Sódio é uma forma salina do componente ativo Ácido Butírico, que apresenta diversos benefícios para o trato digestório, tais como:

- Promove a diferenciação e proliferação de células intestinais;

- Melhora a capacidade de digestão e absorção de nutrientes;

- Serve de nutriente preferencial para os enterócitos, aumentando a capacidade de regeneração da mucosa após desafios;

- Mantém o equilíbrio da microbiota e reduz a susceptibilidade à desafios.

Estes benefícios são observados em sua plenitude quando o produto a base de Butirato de Sódio utilizado apresenta mecanismos de proteção para a passagem pelo estômago e de liberação estratégica ao longo do intestino.



Data da Notícia: 23/04/2018
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.