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O apetite da Ásia colabora para o resultado geral das vendas externas de frango do Brasil, cujo volume ficou estável nos primeiros três meses de 2015 ante o primeiro trimestre do ano passado.
O Brasil exportou 112,5 mil toneladas de frango para a Ásia em março, sendo que as exportações para a China cresceram 42%, a 24,8 mil toneladas. Hong Kong elevou as importações de frango brasileiro em 5%, a 26,2 mil toneladas.
"Se somarmos os embarques para os dois destinos de exportação, a China se consolida como nosso segundo maior mercado importador", diz o vice-presidente de Aves da ABPA, Ricardo Santin, em comunicado enviado à imprensa. O Oriente Médio é o principal destino das exportações brasileiras de carne de frango, totalizando 120,8 mil toneladas em março, uma alta de 4,7% em relação a março de 2014. A Arábia Saudita está entre os países que mais importaram frango brasileiro em março, com 60,5 mil toneladas, alta de 20% em comparação a igual mês do ano passado.
A ABPA já havia informado no início deste mês que o Brasil exportou 348,9 mil toneladas de frango em março, uma alta de 7% ante o registrado no mesmo período do ano passado. O crescimento em receita em reais foi de 29,1%, com R$ 1,818 bilhão. Em dólares, houve queda de 4,4%, a US$ 579,3 milhões.
“Retomamos o fluxo das exportações que havia sido afetado pela greve dos caminhoneiros em fevereiro, e praticamente zeramos as perdas em toneladas acumuladas no primeiro bimestre”, diz o presidente executivo da ABPA, Francisco Turra.
De janeiro a março, o volume de exportações de frango ficou em 928,6 mil toneladas embarcadas, 0,26% inferior em comparação ao mesmo período de 2014. Houve redução de 8,4% no saldo geral acumulado em dólar, atingindo US$ 1,591 bilhão. Já em reais, houve alta de 11,5%, a R$ 4,579 bilhões.