Avisite
A PR Newswire divulgou notícia, na semana passada, informando que a instituição norte-americana Humane Farm Animal Care (HFAC - em livre tradução, Tratamento Humanitário dos Animais de Fazenda) está lançando simultaneamente no Brasil, Peru e Canadá um APP (aplicativo para celular) que permite ao consumidor localizar o estabelecimento mais próximo onde adquirir alimentos cuja origem é certificada pela HFAC.
Conforme o “release” divulgado, “o aumento da presença de produtos com selo Certified Humane® em supermercados nos EUA, Canadá, Brasil e Peru levou à atualização do aplicativo móvel gratuito da HFAC. O ‘aplicativo’, que foi lançado em 2012, agora inclui opções de idioma em português, espanhol e francês para os clientes em mais países da América do Sul e América do Norte”.
A notícia cita a fundadora e atual diretora executiva da HFAC, Adele Douglass. Ela afirma que “só nos EUA, em um ano, o número de supermercados com produtos com selo Certified Humane® dobrou devido ao aplicativo". É mencionado, também, o diretor de operações para a América do Sul, Luiz Mazzon, segundo o qual “o programa Certified Humane Brazil tem gerado muito interesse, igualmente, de consumidores e produtores. Os consumidores podem comprar frango e ovos nas lojas de todo o Brasil. No Peru, estamos muito satisfeitos em dizer que os consumidores podem adquirir ovos com selo Certified Humane®".
A realidade é que, independente da HFAC, esse é um movimento que tem crescido no mundo todo e, no caso dos alimentos de origem animal, preconiza não só a produção mais natural possível (por exemplo, livre de antibióticos), mas também o bem-estar dos animais produtores de carnes, ovos ou leite.