AviSite
Uma primeira e simplista avaliação do desempenho do boi, suíno e frango vivos em janeiro de 2016 leva à conclusão de que o melhor desempenho do mês recaiu sobre o frango. Pois, afinal, seu preço médio em relação a janeiro de 2015 aumentou 21%, enquanto o boi foi reajustado em menos de 4% e o suíno encerra o mês com um preço médio quase 10% inferior ao de um ano atrás.
Mas ainda que o desempenho do suíno tenha sido pior, o do frango não foi tão bom quanto aparenta. Pois em dois anos seus preços foram reajustados em menos de 15%, ficando aquém da inflação acumulada no período, da ordem de 18%. Assim, o melhor resultado continua pertencendo ao boi em pé, enquanto o suíno continua com evolução negativa de preços.
Porém, neste momento, não se pode analisar o desempenho de frangos e suínos sem considerar, também, o comportamento de suas duas principais matérias-primas, o milho e o farelo de soja. E, neste caso, a perda enfrentada pelos criadores fica escancarada, sobretudo pela alta desenfreada do milho.