AviSite
Embora tenha obtido, no mês passado, receita cambial inferior à dos sete meses anteriores (na prática, a receita de outubro foi maior, apenas, que a de janeiro e fevereiro), no acumulado dos 10 primeiros meses de 2015 a carne de frango in natura se mantém como o quarto principal produto exportado neste ano pelo Brasil, atrás apenas da soja em grão, do minério de ferro e do petróleo em bruto.
O posto vem sendo mantido desde julho passado e coloca a carne de frango in natura duas posições à frente do posicionamento vigente um ano atrás, nos 10 primeiros meses de 2014.
Assim, embora sua receita cambial venha apresentando, no ano, redução próxima de 10%, a carne de frango teve a participação na pauta elevada em 7,75%. Assim, o produto vem respondendo, em 2015, por 3,23% das divisas obtidas pelo País com a exportação.
Mas quem mais chama a atenção no grupo dos 10 principais produtos da pauta – seja pelo aumento de participação, seja pelo incremento na receita cambial – é o milho. Que, a despeito da boa safra mundial, vem ganhando o mercado externo (inclusive os EUA) graças ao preço convidativo no mercado internacional.
A avicultura já viu cenário parecido poucos anos atrás. E, infelizmente, os resultados não foram bons para o setor. Portanto, cuidado.