Apesar do revés em outubro, carne de frango mantém posição na pauta

AviSite

Embora tenha obtido, no mês passado, receita cambial inferior à dos sete meses anteriores (na prática, a receita de outubro foi maior, apenas, que a de janeiro e fevereiro), no acumulado dos 10 primeiros meses de 2015 a carne de frango in natura se mantém como o quarto principal produto exportado neste ano pelo Brasil, atrás apenas da soja em grão, do minério de ferro e do petróleo em bruto.

O posto vem sendo mantido desde julho passado e coloca a carne de frango in natura duas posições à frente do posicionamento vigente um ano atrás, nos 10 primeiros meses de 2014.

Assim, embora sua receita cambial venha apresentando, no ano, redução próxima de 10%, a carne de frango teve a participação na pauta elevada em 7,75%. Assim, o produto vem respondendo, em 2015, por 3,23% das divisas obtidas pelo País com a exportação.

Mas quem mais chama a atenção no grupo dos 10 principais produtos da pauta – seja pelo aumento de participação, seja pelo incremento na receita cambial – é o milho. Que, a despeito da boa safra mundial, vem ganhando o mercado externo (inclusive os EUA) graças ao preço convidativo no mercado internacional.

A avicultura já viu cenário parecido poucos anos atrás. E, infelizmente, os resultados não foram bons para o setor. Portanto, cuidado.

Exportação



Data da Notícia: 05/11/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.