Análise da tendência do mercado da soja no Brasil

Mais Soja

Fatores de Alta

Segundo os analistas da T&F Agroeconomica, a alta do dólar: Alguém tem alguma dúvida de que o dólar vai continuar firme em 2021 e 2022, com as disputas eleitorais ganhando cada vez mais intensidade e causando dúvidas sobre a condução do país? O diretor da consultoria inglesa Capital Economics, William Jackson acredita que o dólar feche 2021 a R$ 5,50 e feche 2022 a R$ 5,75 e nós concordamos com ele. Isto deverá manter elevados os preços da soja durante todo o período;
Forte atuação da China, que voltou com apetite para comprar soja brasileira para o período fevereiro-julho e soja americana para o segundo semestre de 2021. Além disto, os chineses devem comprar mais carne brasileira, o que também deverá elevar a demanda interna por farelo. E a programação B23 deverá aumentar gradativamente a demanda por óleo de soja no Brasil, completando o quadro;
Atraso na colheita brasileira: a colheita, que normalmente deveria começar em janeiro, está atrasada em um mês, elevando a demanda para os portos americanos em janeiro e fevereiro e as cotações em Chicago com ela;
Redução na safra argentina: nesta semana a BCBA reduziu a produção para 46 milhões de toneladas, contra 51 MT produzidas no ano passado;
Posicionamento comprador dos Fundos, se bem que se deve estar preparado para um recuo momentâneo nas cotações quando de suas tomadas de lucro.
Fatores de Baixa

Chuvas na América do Sul: as recentes chuvas abundantes em algumas áreas importantes do plantio d soja, como o Oeste brasileiro, por exemplo, pode melhorar a produtividade das lavouras na sua reta final de formação de grãos;
Início da colheita na América do Sul: o início da colheita sempre pressiona os preços em qualquer lugar do mundo;
O nível elevado dos preços, que torna cada vez mais difícil a absorção por certos setores do consumo de óleo e farelo, no Brasil e no Mundo.
Conclusão:

Para os analistas da consultoria, para normalizar o abastecimento, o Brasil precisaria aumentar 1,15 Mha/ano ou 4,0 Mt/ano até 2030 Para regular novamente o abastecimento brasileiro e colaborar no âmbito mundial, o Brasil precisaria urgentemente implantar aproximadamente mais 1,15milhões de hectares de soja/ano nos próximos 9 anos, para aumentar a produção em de mais 4 milhões de toneladas/ano para o abastecimento direto do mercado chinês em grão e para o abastecimento do mercado interno, para a produção de biodiesel, de um lado e de carnes, para si e para a China/Sudoeste da Ásia, de outro.

No quadro abaixo, a ABIOVE projetou uma safra de 133,3 milhões de toneladas para 2025, mas ela foi atingida já em 2020/21 e a safra de soja brasileira deverá crescer mais 27,53%, ou mais 36,7 milhões de toneladas para um total anual de 170 milhões de toneladas até 2030 para atender o crescimento da demanda, apenas de biodiesel no Brasil, mais o aumento da demanda chinesa.



Data da Notícia: 01/02/2021
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.