Facta
Durante a Conferência FACTA 2016, realizada entre os dias 17 e 19 de maio, em Campinas (SP), a zootecnista e professora Alice Eiko Murakami, foi homenageada com o Prêmio FACTA “Profissional do Ano”, atribuído ao profissional técnico/científico de reconhecido mérito.
Para Alice Eiko Muramaki, receber o prêmio é uma sensação de dever cumprido. “Ser reconhecida como profissional do ano faz com que você acredite que está fazendo o seu trabalho de forma correta. Eu estou na Universidade Estadual de Maringa há 38 anos como professora do curso de Zootecnia e há 35 trabalhando com avicultura. É na universidade que nós formamos os mestres e doutores para o mercado de trabalho e esse mercado tem evoluído muito. Hoje a nossa avicultura não perde para nenhuma outra no mundo, nós fazemos pesquisas de ponta e estamos competindo de igual para igual”, finalizou Muramaki.
Desde 2006 a FACTA destaca um profissional da avicultura brasileira, como forma de valorização, difusão e agradecimento ao trabalho daqueles que, ao desenvolverem sua atividade profissional, contribuem para o desenvolvimento do país e a formação técnica e ética das novas gerações de profissionais da avicultura industrial brasileira e mundial.
Alice Eiko Muramaki
A profissional é formada em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1976), mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) e doutora em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991). É professora da Universidade Estadual de Maringá desde 1978 e Titular desde 1994. Tem Pós-doutorado no Japão (Nagoya University) e nos EUA (University of Arkansas). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais e Exigências Nutricionais, atuando principalmente na área de aves com frangos de corte, poedeiras e codornas japonesas. Atua no Programa de Pós-graduação em Zootecnia da UEM- curso 6 na CAPES, onde leciona e orienta no mestrado e doutorado. Teve atuação como Representante de Àrea na CAPES por duas gestões (2001-2002) e (2002-2005) sendo Membro Titular do CTC na última gestão. Na Universidade Estadual de Maringá, foi Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação gestão 2002-2006. No Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) foi Vice-Presidente gestão 2005-2006. Participei como membro Titular no Comitê de área da Zootecnia do CNPq (2005-2008). Em julho de 2008, recebeu Prêmio da Sociedade Brasileira de Zootecnia como Zootecnista do Ano.