Feed&Food
O marketing e a sustentabilidade são os nortes do 4º Simpósio feed&food, parte integrante da programação do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs 2017), a ser realizado de 29 a 31 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo (SP).
Uma das palestras do dia 30 de agosto, no simpósio, é a do colunista da revista feed&food e grande nome reconhecido no agronegócio: José Luiz Tejon Megido, com o tema “Sustentabilidade da percepção à realidade – a arte do invisível”, a partir das 15h20.
Adiantando o mote de seu conteúdo, Tejon aponta que entramos numa era onde agribusiness precisa ser devidamente decodificado, estudado, gerenciado e implementado. “Isso significa cadeias produtivas gerenciadas com sustentabilidade intensiva, não bastando sustentabilidade como apenas um elo da corrente de cada cadeia produtiva”, salienta. Para ele, é preciso formar executivos e administradores para a gestão total das cadeias, desde o consumidor até a genética.
Sem sustentabilidade não existe possibilidade de competição, pontua. O grande desafio passa então a ser “como tornar tangível o intangível” ou, nas palavras do palestrante, “dar visibilidade ao invisível”. Tejon aponta que é preciso considerar que o agronegócio não é apenas uma tradução literal para “negócios da agropecuária”, mas representa a gestão de precisão de toda a cadeia de valor – a visível e a invisível.
O simpósio, na opinião do especialista, tem função vital, pois “abre um espectro de visões que amplia o papel dos gestores e administradores ao longo de toda a cadeia produtiva e nos obriga a busca de conexões e de cooperação”, diz. Tejon ainda salienta seu relacionamento com o diretor e editor da revista feed&food, Osvaldo Ciasulli, com quem caminha lado a lado desde a virada dos anos 70 para a década de 80. “Continuei sempre ao lado do Osvaldo e agora na feed&food, que é uma revolucionária proposta de conceito de mídia, exatamente na ótica da cadeia produtiva inteira do setor de proteína animal”, destaca e finaliza: “Com Osvaldo aprendo que amigos são amigos e que negócios fazem parte”.
O profissional, além de palestrante, também realizará a entrega do Troféu Curuca de Sustentabilidade ao lado de Osvaldo Ciasulli e do presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA, São Paulo/SP), Francisco Turra.