Agronegócio bate recorde histórico desde 1997 e se destaca na economia

Boi Saúde

Segundo informações divulgadas recentemente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), as exportações do agronegócio em fevereiro somaram US$ 6,71 bilhões, recorde histórico desde 1997. Para José Carlos Ribeiro, consultor agropecuário da Boi Saúde - Nutrição Animal, esse resultado indica que o Brasil pode estar cada vez mais perto de se tornar o maior produtor de carne do mundo, já que mesmo atravessando uma das piores crises econômicas internas, consegue alcançar números expressivos e segue a previsão de crescimento de 2% ao ano.

"A pecuária está presente na economia brasileira desde a época da colonização, segundo dados históricos, a partir da implementação dos engenhos de açúcar e mesmo com picos momentâneos de leves quedas, teve um crescimento que posiciona o país como o segundo maior produtor de carne bovina, atrás apenas dos Estados Unidos, e como um dos maiores exportadores do produto, competindo com grandes mercados como China, Rússia e Oriente Médio”, explica Ribeiro, que atua no ramo pecuário há mais de 15 anos.

Um outro fator que também deve ser considerado é o mercado interno, pois mesmo com corte de gastos das famílias, o consumo de carne faz parte da mesa do brasileiro, que mantém uma proteína de origem animal nas refeições, tanto que 75% da produção brasileira é consumida internamente.

Esse avanço da exportação se deve ao empenho do produtor rural que cada vez mais trabalha para obter melhores resultados, a partir da implementação de novas tecnologias como chips, aplicativos, ampliação de conhecimento via cursos presenciais ou online e a troca e compartilhamento de informações a partir de informações e dicas aplicadas no dia a dia da atividade com o gado. "A escolha de trabalhar com insumos nacionais também é outro ponto positivo que auxilia para que o produtor atue com qualidade e proporcione economia, já que produtos importados estão inflacionados pela alta do dólar. Além disso, as projeções do próprio MAPA indicam que a pecuária terá um crescimento de 2% ao ano até 2020, o que reforça ao produtor que esteja em dúvida se continua ou não a investir nesse ramo, continue nesse mercado e foque na preocupação da lucratividade dentro da porteira", explica o consultor.

Saiba mais:

José Carlos Ribeiro é consultor do setor pecuário com foco em produtividade. Atuou na área de medicamentos agropecuários por 12 anos e foi um dos precursores no incentivo a redução do manejo que causa estresse aos animais no Brasil. É sócio fundador da Boi Saúde - Nutrição Animal e um dos criadores do Grupo Boi Center Medicamentos Veterinários, também possui um acervo de dicas em um canal do Youtube com o objetivo de levar informações gratuitas aos pecuaristas, para tornar a pecuária brasileira a mais produtiva do mundo.

A Boi Saúde foi criada para atuar na área de saúde animal, com o principal intuito de apresentar uma nova proposta mais lucrativa, com baixo custo ao produtor rural, investindo em qualidade, minimizando ao máximo o manejo animal, perpetrando o uso de produtos ecologicamente corretos e biodegradáveis, com o comprometimento de proporcionar o reconhecimento por essa experiência em qualidade de vida.



Data da Notícia: 15/03/2016
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.