Agricultura suspende feiras com aglomeração de aves para evitar gripe aviária

Uma portaria publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) suspendeu a realização de exposições, torneios, feiras e outros eventos com aglomeração de aves para evitar a disseminação de gripe aviária. A medida foi publicada em Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (30).

O Brasil não tem casos de gripe aviária.Ainda de acordo com a portaria, está suspensa a "criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior", em estabelecimentos registrados pelo ministério.

As medidas valem em todo o Brasil para qualquer espécie de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas que estejam em cativeiro ou criadas para outras finalidades. A portaria terá duração de 90 dias, podendo ser prorrogada, segundo o Ministério da Agricultura.

Casos de gripe aviária

O Brasil ainda não tem casos confirmados de gripe aviária, de acordo com o ministério. No entanto, casos já foram confirmados em países vizinhos.

No dia 16 de março, o ministro Carlos Fávaro participou de uma reunião com lideranças de seis países da América do Sul para debater medidas coletivas que podem ser adotadas para a prevenção da doença.

Nesta quarta-feira (29), o Ministério da Saúde do Chile confirmou o primeiro caso de gripe aviária (H5N1) em um ser humano. O país tem registrado casos da doença em animais silvestres desde o fim de 2022.

Fonte: G1 GLOBO

Data da Notícia: 30/03/2023
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.