Agricultores buscam soluções para preparar o herdeiro nas propriedades

G1

Um assunto que dá frio na barriga é saber qual filho tomará conta da propriedade na aposentadoria dos pais. O que era um processo natural, hoje trata-se de um desafio. O dilema da sucessão é enfrentado por um grande produtor em Mato Grosso do Sul e pequenos agricultores de Santa Catarina.

Santa Catarina é um dos estados brasileiros onde a produção da pequena propriedade é bastante forte e passar as terras de pai para filho, de uma geração para outra, como se diz, sempre foi algo muito presente entre as famílias do estado. Só que isso, ao longo do tempo, vem sofrendo modificações e a continuidade do que se tem hoje já não é tão automática assim.

O agrônomo Milton Luiz Silvestro mapeou quase 600 sítios do oeste do estado, para entender a sucessão no campo. Depois, muitos jovens começaram a dar importância para o estudo e se sentiram atraídos pela cidade e a mulher passou a ser considerada uma opção para assumir a propriedade.

Empresas familiares sempre tiveram um papel importante no mundo dos negócios, seja no setor hoteleiro, bancário ou na fabricação de carros. Na zona rural, essa transição de pai para filho também é algo de longa data. Só que agora ela vem sendo feita de forma mais profissional e, ao invés de herdeiros, estão surgindo os sucessores.



Data da Notícia: 22/02/2016
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.