Agri Stats registra 5% de aumento nos custos de produção do frango em 2015 e aponta principais fatores

Avicultura Insutrial

Levantamento da consultoria Agri Stats, líder mundial no fornecimento de análises e relatórios estatísticos para a agroindústria, revela os principais fatores que impactaram diretamente os custos de produção de frango este ano. A partir das análises da empresa, até o mês de setembro, a alta acumulada nos custos de produção de carne de frango no Brasil foi de 5 % em comparação com o ano de 2014. A energia elétrica, o diesel, o pagamento com funcionários e o dólar lideram o ranking.

A análise concentrou-se nos processos de criação e abatedouro. Embora tenha avaliado o período de janeiro a setembro, a expectiva é de que os mesmos fatores permaneçam entre os principais elementos de pressão sobre custos até dezembro.

Na avaliação da consultoria, o aumento na tarifa de energia, na ordem de 60% (dependendo da região), impactou boa parte dos processos da avicultura, como manutenção de aviários, incubatórios, fábrica de ração e abatedouro. Já a folha de pagamento de funcionários, registrou alta média de 8,5% no período, enquanto os novos valores para o óleo diesel, utilizado em boa parte dos transportes das empresas produtoras, registraram crescimento médio de 7,54%, com perspectiva de gerar novos impactos já no próximo mês.

O milho e a soja, que apresentam uma trajetória ascendente desde junho de 2015, também influenciaram os custos de ração no período avaliado. Da mesma forma, a cotação mais alta do dólar inflacionou os custos totais de produção, já que alguns ingredientes da ração são importados, variando com base na moeda americana.

“Em contrapartida, a disparada do dólar favoreceu as receitas das agroindústrias que têm habilitação para exportação. Isso porque mesmo com os custos de produção mais altos, as margens operacionais são maiores na venda para o mercado externo, favorecida pela desvalorização do real frente ao dólar”, explica Geraldo Broering, gerente geral da Agri Stats no Brasil. “As empresas participantes do programa de benchmarking da Agri Stats podem observar onde estão as oportunidades de melhoria frente ao mercado e assim deixar a empresa mais competitiva, trabalhando fortemente para reduzir os seus custos”, completa.

Com metodologia própria, a empresa é referência em benchmarking para a agroindústria. No Brasil desde 2012, a consultoria atua principalmente nos mercados de aves e suínos e completa 10 clientes atendidos, entre os maiores produtores e processadores instalados no País.

A metodologia desenvolvida pela Agri Stats contempla a coleta, o processamento e a análise das informações obtidas diretamente nas plantas de produção. A partir destes dados, a empresa gera mensalmente relatórios customizados e estatísticos, com o objetivo de proporcionar comparação real entre os valores investidos pela agroindústria, com foco na busca de oportunidades para reduzir custos e aumentar a produtividade.

Sobre a Agri Stats

Fundada nos Estados Unidos, em 1985, a Agri Stats é líder mundial no fornecimento de análises e relatórios estatísticos sobre custos de produção para a agroindústria. No Brasil desde 2012, a consultoria oferece benchmarking para os mercados de aves e suínos, com metodologia própria, equipe especializada e um banco de dados com informações de produção de toda a América. A Agri Stats gera relatórios customizados e estatísticos, que avaliam como a empresa cliente está posicionada em rankings de custos (de produção, mão de obra, transportes, manejo etc) e preços de venda, com o objetivo de proporcionar comparação real entre os valores investidos pelo cliente e demais empresas do mercado, identificando oportunidades para reduzir custos e aumentar a produtividade.



Data da Notícia: 15/10/2015
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