Suinocultura Industrial
A Associação Americana da Indústria Alimentícia (AFIA, na sigla em inglês) divulgou um comunicado sobre a pesquisa sobre o vírus da PED.
“A AFIA apoia pesquisas que fornecem informações precisas referentes ao vírus da diarreia epidêmica dos suínos, um desafio atual frente à produção suína norte americana”, declarou Richard Sellers, vice-presidente sênior da instituição por meio do comunicado. “Pesquisas realizadas recentemente confirmam que a alimentação pode ser portadora do vírus”. No entanto, é importante notar que ser portador não significa ser a fonte. A eminência da doença em fazendas infectadas pode contaminar muitos itens.
“Ainda existem muitas incógnitas relacionadas ao surto do vírus, e a meta da AFIA é trabalhar com os parceiros das indústrias, produtores suínos, veterinários e com o governo para conduzir e avaliar pesquisas para melhor entender a causa e as rotas de transmissão da PEDv. Como um passo para encontrar respostas, AFIA e o Instituto para Pesquisa e Educação Alimentar emprestou U$ 100.000 para a National Pork Board em maio desse ano”.
O vírus da PED foi descoberto nos Estados Unidos em maio do ano passado e no inverno canadense desse ano. O vírus normalmente mata leitões com cinco dias de infecção.
Com informações do site WattAgNet.