Melhorar a resistência dos animais a possíveis infecções e a conversão alimentar, reduzindo ao máximo a mortalidade e aumentando o rendimento da granja é um desafio que os produtores de aves do Brasil e do mundo enfrentam todos os dias.
Assim, a busca por soluções preventivas tende a ser o caminho ideal para evitar perdas e, ainda, colaborar para uma melhora integral na saúde da criação.
O uso de aditivos na nutrição de aves pode trazer vários benefícios para a saúde e desempenho, além de ajudar a reduzir os custos com alimentação.
Os aditivos podem melhorar a digestibilidade dos nutrientes, promover uma microbiota intestinal saudável, aumentar a eficiência na utilização dos nutrientes e prevenir a oxidação de lipídeos, reduzindo perdas nutricionais e a contaminação por microrganismos. Além disso, alguns aditivos podem melhorar a qualidade da carne e dos ovos, aumentando seu valor comercial.
De acordo com a doutoranda em zootecnia na Universidade Federal do Paraná (PPGZ/UFPR), Vivian Izabel Vieira, existem diversos aditivos zootécnicos disponíveis no mercado para uso na nutrição de frangos de corte, mas alguns se destacam por seus benefícios comprovados.
“As enzimas, como as carboidrases, protease e fitase, ajudam a melhorar a digestibilidade e absorção de nutrientes e, consequentemente, isso resulta em um melhor desempenho das aves e redução dos custos com alimentação”, diz a zootecnista.