The pig site
O setor de carne da Rússia teve um ano misto e variou bastante no ano passado com baixas margens no primeiro semestre do ano, por causa de recordes de alimentação e os preços baixos para os principais tipos de carne, na segunda metade do ano, um aumento de margens, como os preços dos alimentos reduzidos, escreve Chris Harris.
De acordo com os analistas do mercado russo, o Instituto de Estudos de Mercado Agrícola (IKAR), a parte mais fraca do setor até o final do ano foi o setor de aves, porque os preços do excesso de oferta e baixos valores forçado para baixo para o fundo do poço.
Ao longo do ano, a auto-suficiência da Rússia em carnes subiu de 72 por cento para 76 por cento, embora o IKAR diga que diferentes métodos de cálculo auto-suficiência pode fazer os números um pouco arbitrária.
No entanto, a Rússia está reduzindo gradualmente a sua dependência nas importações de carne.
Em 2007, a Rússia foi um dos principais importadores de mercadorias do mundo. No ano passado, o país caiu para o quinto lugar.
O principal exportador de carne para a Rússia é o Brasil, que no ano passado enviados 400 mil toneladas de carne para o país.
No entanto, os estados vizinhos, como a Bielorrússia estão subindo a escada de comércio, que no ano passado exportou 300 mil toneladas de produtos de carne para a Rússia.
No ano passado, também viu uma queda gradual das exportações de carne da Rússia. As exportações de carne, incluindo miudezas atingiu 50 mil toneladas no ano passado com a central e sudeste da Ásia sendo os principais mercados de exportação.
Apesar dos problemas com a febre suína Africano no rebanho suíno russo, o país viu um aumento gradual das exportações de carne suína para o Sudeste Asiático , que no ano passado foram entre 8 mil e 10 mil toneladas.
O principal destino das exportações de carne suína tem sido a China e, particularmente Hong Kong.
Houve também um crescimento das exportações de produtos de carne acabados, que estimativas IKAR poderia ter atingido 45 mil toneladas em 2013. Mais de 80 por cento dos russos, exportações de produtos de carne foi para o Cazaquistão.
O IKAR também estimou que a produção de carne nacional está crescendo a uma taxa de 5,7 por cento ao ano , com uma taxa de crescimento de 10 por cento no setor da suinocultura e cerca de seis por cento no setor de carne de aves .
No entanto, o setor de bovinos teve uma queda na produção de cerca de um por cento.