ACCS
Membros da Diretoria e Presidentes dos Núcleos Regionais e Municipais da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, além de suinocultores de diversos municípios do Estado, participaram da Assembleia Geral da ACCS, na sexta-feira, dia 06, no auditório da Entidade, em Concórdia (SC).
Com a apresentação dos trabalhos realizados pela equipe da ACCS durante o ano, o presidente, Losivanio Luiz de Lorenzi, destacou as principais ações e projetos, que terão aplicação efetiva em 2014, como a Central de Negócios, que deve promover a redução de custos para os suinocultores independentes de Santa Catarina, através da compra conjunta de insumos como grãos. De acordo com o presidente do Núcleo Regional de Joaçaba, Rudi Altenburger, o ano de 2013 foi desafiador.
"Tivemos um ano turbulento, em que vários fatores interferiram na produtividade e muitos produtores desistiram da atividade, mas hoje estamos superando isso e vivendo um momento melhor. Agora apostamos nas metas para 2014 e temos a perspectiva de que bons momentos estão por vir", descreve ele ao avaliar as ações realizadas durante ano, apresentadas pelo presidente da ACCS.
Durante a Assembleia, Lorenzi explanou sobre as dificuldades das quais o setor precisou enfrentar no início de 2013 em relação aos mercados, como os reflexos oriundos da crise. Mas destacou principalmente as lutas da ACCS para incentivar melhores resultados ao setor, abrindo portas para que todos os elos da cadeia pudessem estar unidos e com isso, aproximar o setor dos resultados, reforçando que a Entidade se voltou também para a profissionalização do setor, empreendendo os produtores, através do apoio do Senar SC, visando os projetos futuros, baseados na continuidade da suinocultura.
Para a ACCS, 2013 foi um ano de transformação, incentivado através do conhecimento do profissional da suinocultura e na ampliação da produtividade do setor.
"Estamos focados em indicar os caminhos para que os nossos suinocultores possam ter qualidade de vida, pois são merecedores pelo esforço conquistado em décadas de evolução genética, mão de obra, e qualidade sanitária", completa o presidente da ACCS. Acompanhe depoimentos registrados durante a Assembleia "Com a abertura de novos mercados, o setor aguarda com expectativa a melhora dos preços e o aumento de produtividade", Daniel Michels, Presidente do Núcleo Municipal de Braço do Norte, sobre a criação da Central de Negócios, um dos temas abordados na Assembleia. "A Central vai nos permitir superar as crises vivenciadas.
Estamos respirando novos ares, depois das perdas obtidas. Com a Central será possível adquirir insumos por preços mais atrativos, o que vai beneficiar o produtor", comenta. Opinião semelhante é compartilhada pelo o Presidente do Núcleo Municipal de Coronel Martins, Leonir Favretto. Para ele o ano de 2013 foi marcante. "Aumentar cada vez mais a qualidade dos nossos produtos, ampliar a rastreabilidade, e conquistar mercados, tanto internos, quanto externos. A ACCS está no caminho certo, fizemos um 2013 de avanços", pontua.