ABPA
... Departamento de Operações de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (DECEX/MDIC), Renato Agostinho da Silva.
O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, o vice-presidente de mercados, Ricardo Santin, o coordenador do Grupo Permanente de Logística da entidade, José Perboyre e dezenas de técnicos e gerentes das áreas de exportação das agroindústrias associadas participaram hoje de um workshop especialmente voltado para o Regime de Drawback na avicultura e na suinocultura do Brasil. O evento aconteceu na sede da associação, em São Paulo (SP).
Em sua apresentação, o diretor do DECEX mostrou detalhes e solveu dúvidas dos representantes das agroindústrias sobre o processo de restituição ao exportador dos impostos alfandegários cobrados pela importação da matéria-prima utilizada na fabricação de proteínas que serão exportadas. “Por não ter pleno conhecimento de todas as possibilidades que o Drawback oferece, empresas eventualmente perdem recursos que poderiam ser recuperados neste regime de restituição. Frente a este contexto, o encontro teve como objetivo solver dúvidas para ampliar o desempenho das empresas”, destaca Perboyre.
Além do Drawback, outros temas estiveram na pauta como o Projeto Piloto de SIGVIG 3.0 do Ministério da Agricultura, Planos de Contingência para cenários de emergência, cabotagem, inspeção não-invasiva de contêineres, identificação de sinergias potenciais entre a logística e o Supply Chain das empresas, e outros pontos. “Estamos em um momento econômico em que é primordial aperfeiçoar ao máximo nossa eficiência em todos os setores das empresas. O Workshop veio ao encontro desta ideia, que tem sido constantemente trabalhada pela ABPA com seus associados”, ressalta Turra.