ABPA: Missão com autoridades mexicanas termina com saldo positivo

ORS

Terminou com saldo positivo a ação realizada nesta semana pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), na Embaixada do Brasil na Cidade do México.

Focada no fortalecimento da imagem da cadeia de proteína animal do Brasil e nos esclarecimentos sobre informações equivocadas que circularam internacionalmente após a divulgação da “Operação Carne Fraca”, a ação foi comandada pelo presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, pelo embaixador do Brasil no México, Ênio Cordeiro, e pelo diretor de Promoção Internacional do Ministério da Agricultura do Brasil, Eduardo Sampaio Marques.

Foram realizados diversos encontros com autoridades mexicanas, relacionadas às Secretarias de Economia e de Agricultura e Pecuária, especialmente de órgãos de sanidade e qualidade de alimentos, como o Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade Agroalimentária (SENASICA).

Um dos pontos altos da missão foi o lançamento global do branding do Projeto Setorial “Brazilian Pork”, mantido pela ABPA em parceria com a Apex-Brasil.

A ação aconteceu na Embaixada do Brasil na Cidade do México e contou com a presença de mais de 50 pessoas, entre importadores, lideranças, jornalistas e representantes do governo e da sociedade mexicana.

Na ocasião, foi exibido um vídeo em espanhol, destacando a qualidade da carne suína do Brasil, o status sanitário do País e o perfil sustentável da produção nacional. Com o slogan “Brazilian Pork: a taste of Brazil in your life”, o material valoriza o bem-estar animal, além do controle e respeito à sanidade e à gestão ambiental. O vídeo também já foi desenvolvido em inglês e mandarim, para atender importantes mercados compradores.

“Juntamente com o embaixador do Brasil no México, Ênio Cordeiro, e o diretor de Promoção Internacional do Ministério da Agricultura do Brasil, Eduardo Sampaio Marques, mostramos a qualidade e a sanidade dos nossos produtos. Somos um dos poucos países que nunca teve um foco de Influenza Aviária, que não tem pestes suínas clássica e africana, nem diarreia epidêmica suína. Esse é o melhor conceito para a proteína animal do Brasil”, avalia o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra.

Durante o evento, Turra apresentou os diferenciais que fazem do Brasil o maior exportador de proteína animal do mundo. Segundo o presidente-executivo da ABPA, um dos objetivos da visita ao México foi recuperar a credibilidade do produto nacional, que sofreu impactos após a circulação internacional de informações equivocadas da “Operação Carne Fraca”. O México é um dos mercados que permanecem com embargo total.

“Em um esforço conjunto com o Governo Brasileiro buscamos reconstruir nossa imagem no mundo. Explicamos para as autoridades mexicanas o que ocorreu após a operação, mostrando que um aspecto era combater a corrupção, e o outro é não generalizar, porque são ínfimos os casos problemáticos da carne brasileira. Em 2016, considerando somente duas das empresas de nosso setor, mais de 550 missões privadas vieram inspecionar a nossa carne e nada foi constatado contra os nossos produtos cárneos. A nossa crença é que, a partir dessa visita, o México reabra definitivamente suas portas para a proteína animal do Brasil – não apenas para aves e ovos férteis, mas também para suínos e carne bovina”, arremata Turra.



Data da Notícia: 11/04/2017
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