ABPA
O presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, juntamente com o vice-presidente de suínos, Rui Eduardo Saldanha Vargas, encerraram nesta quinta-feira a participação dos setores de aves e suínos na missão brasileira, comandada pela presidente da República, Dilma Rousseff, em encontro dos BRICS, na Rússia.
Fizeram parte da agenda de reuniões da ABPA – promovidas na quarta e quinta-feira, em Moscou - encontros com autoridades e empresários russos, juntamente com representações setoriais, de empresas exportadoras e do governo brasileiro.
Durante os encontros, o presidente da ABPA defendeu a necessidade de “fidelização” dos embarques de cárneos do Brasil para o mercado russo.
“Importadores russos fizeram coro conosco sobre a importância de mantermos o ritmo das exportações. É fundamental consolidarmos a constância dos embarques para um melhor planejamento que beneficiará tanto os exportadores daqui, quanto os clientes e consumidores da Rússia”, ressalta Turra.
Além do setor de cárneos, foram obtidos avanços nas negociações com a Rússia para a abertura do mercado para ovos férteis e material genético avícola do Brasil. “Trata-se de um segmento de altíssimo valor agregado, no qual nos consolidamos como plataforma exportadora. Temos boas expectativas quanto à viabilização destes negócios”, destaca o presidente da ABPA.