ABPA destaca sustentabilidade e parceria pela segurança alimentar

ABPA

O Brasil quer seguir como um parceiro estratégico pela segurança alimentar europeia, atendendo a preceitos como sustentabilidade e qualidade inquestionável, mantendo um dos melhores padrões sanitários do mundo. Esta foi a mensagem do presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, em uma ação realizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) entre os dias 16 e 20 de outubro, durante o SIAL Paris (França).

A ação – conhecida como Projeto Imagem – teve como alvos representantes de associações de consumidores e jornalistas da União Europeia, de veículos estratégicos que influenciam os setores políticos e a cadeia produtiva de proteína animal do bloco.

Na ocasião, Turra, juntamente com o vice-presidente de mercados Ricardo Santin, realizaram apresentações sobre o sistema produtivo brasileiro, com informações e vídeos com detalhes sobre as etapas de produção e as características que diferenciam a avicultura e a suinocultura do Brasil no mercado mundial.

Dentre os vários dados apresentados, um dos destaques foram os números que mostram a estratégia brasileira de atuação no mercado do Bloco Europeu, complementando espaços que hoje não são ocupados pelos produtores locais.

“Junto a estes formadores de opinião, buscamos tornar transparente nossos objetivos e estratégias no bloco. Somos parceiros qualificados para contribuir para a segurança alimentar dos países europeus. Ao mesmo tempo, destacamos que importar do Brasil é apoiar a sustentabilidade mundial, já que temos tecnologia e recurso para produzir mais com menos emissões de CO2”, destaca Turra.

Além das apresentações, foram realizadas degustações de pratos à base de carne de frango brasileira, preparados pelo chef Marcelo Bortolon – que comandou a cozinha do espaço da avicultura e da suinocultura do Brasil no SIAL Paris.

Houve ainda a visita à exposição de imagens da obra “A Força da Terra”, de autoria de Eurico Salis e Manoel Petry (fotógrafos gaúchos que atuam no mercado de fotografia publicitária e editorial há mais de 15 anos). A obra é uma iniciativa da ABPA e da Apex-Brasil, e reúne dezenas de fotografias, capturadas em um trabalho de três meses pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As fotografias, feitas em agroindústrias e em pequenas propriedades produtoras de aves e suínos no Sul do Brasil, mostram o lado humano das atividades econômicas, que estão entre as principais geradoras de emprego e renda no interior do Brasil.

Ao todo, 17 agroindústrias participaram da ação organizada pela ABPA e pela Apex-Brasil. Mais de 400 metros quadrados foram destinados exclusivamente à ABPA no SIAL Paris, onde aconteceram rodadas de negócios, distribuição de materiais e outras ações.



Data da Notícia: 28/10/2016
Tags: ABPA, Alimentos
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.