A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou o anúncio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) sobre a retomada do sistema de pré-listing para as exportações de carne de aves (frango, peru e pato) à União Europeia (UE). A medida, comunicada pelo Ministro Carlos Fávaro, é vista como um novo momento nas relações comerciais e sanitárias entre o Brasil e o bloco europeu.
O sistema de pré-listing estava suspenso desde 2018. O presidente da ABPA, Ricardo Santin, ressaltou que a retomada representa um reconhecimento da confiança e da robustez do sistema brasileiro de inspeção e controle sanitário. Com a medida, o Brasil recupera a autonomia para indicar e habilitar estabelecimentos exportadores que cumpram os requisitos europeus, agilizando processos e ampliando a previsibilidade nas relações com a UE.
Atualmente, cerca de 30 plantas frigoríficas brasileiras estão habilitadas a exportar carne de frango para o bloco europeu. Com o retorno do pre-listing, a expectativa é que esse número cresça gradualmente, permitindo que novas agroindústrias e cooperativas acessem um mercado de alto valor agregado.
Historicamente, a União Europeia é um destino relevante para as exportações brasileiras de carne de frango, peru e pato. Em 2024, foram 231,9 mil toneladas de carne de frango exportadas, e no acumulado de janeiro a setembro de 2025, o volume foi de 137,2 mil toneladas.
Santin destacou o trabalho da equipe do MAPA, afirmando que “O trabalho conduzido pelo Ministro Carlos Fávaro, pelo Secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, e pelo Secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, em conjunto com suas equipes, vêm fortalecendo ainda mais a credibilidade internacional do Brasil”.