ABCS se reúne com secretário Neri Geller para tratar de Plano Safra

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, junto a equipe de relações governamentais, estiveram reunidos com o secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Neri Geller e sua equipe técnica. A agenda foi para tratar do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2024/2025, na oportunidade, Lopes reforçou que a ABCS está disponível para contribuir tecnicamente junto à equipe do MAPA na construção do PAP e aproveitou a audiência para apresentar o ofício, com as prioridades da entidade, referente ao programa.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, enfatizou a importância do Plano para os suinocultores brasileiros. “Trouxemos as demandas com embasamento nos números do setor e esperamos que os estudos auxiliem na construção de crédito favoráveis”, explicou.

O presidente reforçou algumas demandas, como a linha de retenção de matrizes com carência de dois anos. “A ABCS ressalta a importância dessa linha para garantir o capital de giro dos suinocultores, em especial o independente, que utiliza esse crédito de custeio para manter seu rebanho e fazer investimentos. Esta carência de dois anos é justificada pelo ciclo reprodutivo das matrizes, que permanecem em produção por cerca de 5 ciclos, totalizando aproximadamente 24 meses”, explicou Lopes.

Outra demanda relevante é a adequação do limite por beneficiário na linha INOVAGRO. A gerente de relações governamentais da entidade, Ana Paula Cenci explicou que conforme os cálculos, sobre o modal de 1.500 matrizes, o que atende o setor é o aumentar o limite por beneficiário para 4 milhões de reais e o limite para crédito coletivo da ordem de 12 milhões de reais. “O limite atual por beneficiário está defasado em relação aos valores das tecnologias disponíveis no mercado, dificultando a contratação de crédito para essas adequações e até mesmo ampliação de granjas em projetos de integração”, disse Cenci.

O Secretário disse que está trabalhando para construir um plano com mais recurso e taxas de juros menores. Reforçou que sugestões como a da ABCS, embasada em dados e estudos técnicos, são essenciais para auxiliar a Pasta na elaboração do Plano Safra.

Ainda sem uma data oficial, o Plano Safra deverá ser lançado em meados de junho, como nos últimos anos.

Fonte: ABCS

Data da Notícia: 23/04/2024