ABCS lança material com o panorama completo da suinocultura brasileira

Com uma visão detalhada e atualizada do cenário da suinocultura no Brasil, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) lançou um material inédito intitulado “Retrato da Suinocultura Brasileira”. O documento fornece insights sobre os desafios e oportunidades que são enfrentados pelo setor.

O documento é uma ferramenta que visa compreender a importância da suinocultura nas esferas social e econômica do Brasil, desenvolvida com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e disponível para download.

De acordo com o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, em relação às dimensões socioeconômicas da suinocultura brasileira, a atualização dos números é essencial para atuar com protagonismo junto ao Legislativo e Executivo.

“O trabalho da ABCS na construção de melhorias para a cadeia é realizado em conjunto com parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e com a equipe técnica do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), por isso os números que representam a produção são essenciais, pois eles dão base e argumento aos nossos pleitos”, explicou Marcelo.

Com relação a geração de emprego, a suinocultura empregou cerca de 151 mil pessoas de maneira direta, e mais de 1.102.422 de empregos indiretos (Foto: divulgação)

Os números apresentados foram atualizados, conforme dados do Mapeamento da Suinocultura Brasileira de 2015,  por extrapolação, considerando o crescimento em volume de produção, índices inflacionários e cotações das carcaças e dos principais insumos da atividade em 2023.

“O que chama atenção é que, apesar da profunda crise que assolou o setor recentemente, as granjas independentes ainda têm um peso grande na produção nacional, o que demonstra alto grau de profissionalização desta categoria, mesmo não estando debaixo do guarda-chuva de uma indústria”, pontuou o consultor de Mercado da ABCS e autor do estudo, Iuri Machado, em relação aos números.

Um dos destaques do material é atualização do perfil da suinocultura em relação ao número de matrizes tecnificadas no país, que atualmente totalizam 2.110.840, divididas entre 703.275 (33,3%) independentes, 922.150 (43,7%) no modelo integrado e 485.415 (23%) no modelo cooperado verticalizado.

Contudo, as informações apresentadas também destacam o crescimento da suinocultura em diversas áreas, incluindo produção, exportação e consumo doméstico. Em 2023, o setor movimentou cerca de R$371,6 bilhões, resultando em um aumento de 54,4% em toneladas de carcaças; 130,3% em exportações e 42,3% em disponibilidade interna.

Fonte: ABCS, adaptado pela equipe FeedFood.

Data da Notícia: 06/05/2024