ABCS espera alta no consumo interno de carne suína em 2015; vê exportações com cautela

CarneTec

O consumo de carne suína no Brasil deverá aumentar em 2015 diante da alta disponibilidade interna do produto, disse o diretor executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Nilo de Sá, à CarneTec, na última segunda-feira (10). “Com a produção (de suínos) aumentando e a exportação estagnada, sobra mais carne no mercado interno”, disse ele.

“A expectativa é de uma melhora no mercado interno. Esse aumento no custo da carne bovina é uma coisa concreta, isto está auxiliando (no aumento no consumo de carne suína)”, acrescentou. Segundo ele, o consumo brasileiro per capita de carne suína atualmente está em cerca de 15,5 quilos por ano. Sá avalia que os volumes de exportações de carne suína em 2015, até agora, ainda são baixos, e que o forte aumento de mais de 50% nos volumes registrados em julho, na comparação anual, ainda não é garantia de bons resultados no ano. Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com o resultado positivo de julho, as exportações de carne suína brasileira reverteram o saldo negativo no ano e passam a registrar alta de 2,6% em volume, em relação ao ano passado, para 290,7 mil toneladas.

Em receita, as exportações brasileiras ainda acumulam queda de 16% no ano. O diretor da ABCS avalia que esses números ainda não representam um resultado positivo para o setor, já que em 2014 houve retração nas exportações brasileiras de carne suína ante 2013, numa queda de 4% em volume. “Temos agora cinco meses do ano para fazer um resultado que seja substancialmente bom. A gente não deve ficar neste ano muito diferente do ano passado”, disse Sá, que não quis dar projeções numéricas, mas vê os volumes de exportações de carne suína brasileira de estáveis a ligeiramente melhores em relação a 2014.



Data da Notícia: 19/08/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.