A oferta aparente de frangos nos primeiros meses de 2015

AviSite

Baseado no alojamento de pintos de corte (dados da APINCO), o gráfico abaixo mostra a oferta diária aparente de frangos vivos para abate em termos quinzenais.

Na elaboração desse gráfico foram adotados como base dois parâmetros principais, além do alojamento mensal: viabilidade de 96% dos pintos alojados e abate do frango às seis semanas de idade (42 dias). Neste caso, não se dispondo do alojamento diário, apenas se dividiu o total mensal pelo número de dias do mês, chegando-se a uma oferta diária aparente.

E o que o gráfico aponta é que nesta primeira quinzena de março a oferta diária de frangos para o abate atinge um dos menores níveis das quatro últimas quinzenas, retornando, na prática, aos mesmos valores observados entre agosto e setembro do ano passado. Ou seja: neste ano, só fica acima do volume registrado nos primeiros quinze dias de 2015.

Aqui, é oportuno lembrar que o baixo volume da 1ª quinzena de janeiro último (bem como o da 2ª quinzena de dezembro) resulta dos pintos de um dia produzidos e alojados em novembro. E a produção do período foi reduzida além do normal para corresponder à parada dos abates no final de 2014 e início de 2015. Isso considerado, é certo que os baixos volumes ficaram restritos aos primeiros dias do ano.

Notar que, na presente demonstração, a oferta diária de frangos prontos para o abate leva em conta a quinzena corrida - 15 dias; 16 dias (na 2ª quinzena de meses com 31 dias); ou, mesmo, 13 dias (2ª quinzena de fevereiro/15). Em outras palavras, não são considerados sábados, domingos ou feriados, o que, naturalmente, altera o que é registrado na prática. De toda forma, os números apontados são um bom indicador da evolução da oferta no decorrer do ano.

frango vivo



Data da Notícia: 05/03/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.