Dados comunicação
Com o aumento do consumo per capita, produtores terão que aumentar a produção
A carne suína é mais uma vez destaque nas gôndolas do grupo GPA, maior varejista da América Latina em mais uma parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). Com o lançamento da 3ª edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS), no dia 29 de setembro, em São Paulo, o consumidor passa a ficar mais atento a todas as vantagens de inserir a carne suína na sua dieta e passa a consumir mais, incentivando o crescimento da produção brasileira.
Trabalhando constantemente para aumentar o consumo anual de carne suína de 15 kg per capita, a ABCS buscou nesta edição, que vai até o dia 14 de outubro, capacitar os líderes de vendas de mais de 500 lojas do GPA para auxiliarem o consumidor na hora de escolher o corte que vai levar para casa. A intenção é mostrar a versatilidade da carne e aumentar o consumo.
De acordo com Adolfo Pontes, analista do departamento de pesquisa e análise setorial do Rabobank brasil e um dos palestrantes do lançamento da 3ª SNCS, a suinocultura pode esperar um bom ano de 2016, mesmo com o cenário complexo que o Brasil vive atualmente no ambiente econômico. O também palestrante e especialista em inteligência de varejo e diretor de clientes da Dunnhumby, Leonardo Burgos, explica que a mudança do comportamento do consumidor, que passa a incluir a proteína em sua cesta de compras, também influencia diretamente na produção.
O aumento da demanda dos produtores é uma das consequências esperadas com o crescimento do consumo da carne suína. O diretor executivo da ABCS, Nilo de Sá, explica que caso haja um aumento de dois quilos per capita por ano no consumo interno, o que é produzido hoje não será mais suficiente e as granjas deverão colocar mais 200 mil matrizes na produção. “A lei da oferta e demanda é implacável e isso gera inúmeras oportunidades de crescimento, não só de valorização do produto, como também de rentabilidade, que permite reinvestimento na atividade, em tecnologia, aumento de escala, melhores condições de capacitação profissional e novos negócios”, pontua.
Campanha educativa
Além da intensificação da oferta de carne suína nas gôndolas dos mercados do GPA, a 3ª SNCS também oportuniza a conscientização sobre a qualidade e variedade da carne suína. Conhecida por seu sabor, mas ainda pouco reconhecida pela sua praticidade e saudabilidade, a proteína ainda não foi totalmente descoberta pelo consumidor.
A campanha possibilita um trabalho residual, já que propõe desde a sua primeira edição capacitações com profissionais da rede de varejo, desde ao corte a venda do produto, que são investimentos a longo prazo. “O grande sucesso da SNCS se deve ao fato de ser uma campanha educativa e não apenas um movimento pontual, mas algo que reflete durante todo o ano”, afirma Nilo.
Também durante o lançamento será lançada a nova campanha informativa e educativa que irá surpreender o consumidor. Nesta edição, todas as lojas Extra e Pão de Açúcar do país, utilizarão o conceito “Escolha + Carne Suína” desenvolvido pela ABCS para promover a proteína. Por meio de cartazes, testeiras, woblers, folhetos, folders de receitas, esta edição avança para esclarecer e informar o cliente sobre os benefícios da carne suína, atraindo o consumidor.
O que? – Lançamento da 3ª Semana Nacional da Carne Suína
Onde? - Hotel Maksoud Plaza- Alameda Campinas, 150 - Bela Vista, São Paulo - SP
Quando? - 29 de setembro de 2015, às 9h
Mais informações: comunicacao@abcs.com.br | (61) 3030-3200