2ª quinzena não impede continuidade das altas do frango vivo

AviSite

Tanto em São Paulo como em Minas Gerais o frango que está sendo abatido hoje foi negociado com novo ajuste de preço. No interior paulista a alta, de cinco centavos, ocorreu no sábado, 20, e, assim, a cotação atual é de R$2,60/kg. Em Minas o ajuste, igualmente de cinco centavos, ocorreu na sexta, 19, e elevou a cotação para R$2,70/kg.

Com os últimos ajustes, o frango vivo de São Paulo fecha o segundo decêndio do mês valendo cerca de 21% mais que no primeiro dia do mês. Em Minas, o índice de valorização dobra: 42%. Outro fato que surpreende é que parte desses ganhos foi obtida na segunda quinzena do mês, período em que, normalmente, o mercado sofre desaceleração.

Mas não há nada de extraordinário na atual “disparada”. Nos últimos 21 anos (isto é, entre 1994 e 2014), no mercado paulista, o preço alcançado pelo frango vivo no mês de junho só não foi superior ao de maio em apenas quatro ocasiões. Em algumas das outras 17 ocasiões a variação de um mês para outro foi superior a 20%.

Por ora, em São Paulo, o preço médio de junho se encontra pouco mais de 10% acima do registrado no mês anterior, maio de 2015. Mas a média alcançada no ano permanece negativa, apresentando redução de 1,28%.

Minas Gerais está em situação ligeiramente melhor, pois alcança valor médio 3,3% superior ao do mesmo período de 2014. Porém, contraposto à inflação dos últimos 12 meses, o preço local apresenta valor real médio negativo, como o de São Paulo.

Frango vivo 34



Data da Notícia: 22/06/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.