10º Simpósio de Avicultura da ACAV inicia nesta terça-feira (16) em Balneário Camboriú

MB Comunicação

Considerado um dos maiores eventos científicos do setor, o Simpósio Técnico da ACAV (Associação Catarinense de Avicultura) será aberto oficialmente, nesta terça-feira (16), às 19 horas, no Hotel Sibara em Balneário Camboriú. A solenidade terá a presença de autoridades e lideranças da avicultura nacional e inclui palestra com o professor Carlos Dourado.
O simpósio segue até quinta-feira (18) com palestras e eventos técnicos conduzidos pelos mais renomados especialistas da avicultura mundial, além de programação especial envolvendo o tradicional Jantar do Galo e coquetel de confraternização. Participarão durante os três dias de programação aproximadamente 500 gestores, técnicos e especialistas do setor.
Segundo o vice-presidente da ACAV e coordenador geral do simpósio, Bento Zanoni, o setor avícola brasileiro é um dos mais avançados do planeta e isso se deve, em grande parte, à capacidade de transformação das novas tecnologias. “O simpósio da ACAV notabilizou-se como referência nacional em difusão tecnológica, integração setorial, proposição e formulação de políticas segmentadas. Neste evento, estão em foco os principais temas da atualidade avícola do Brasil e do mundo por meio de palestras que evidenciam o potencial avícola brasileiro”.
As palestras abordarão os seguintes temas: “Fatores que interferem no desenvolvimento embrionário e impactam no metabolismo do frango”, “Gestão e Manejo do Incubatório”, “Nutrição e Alimentação da Matriz de Corte Moderna”, “Nutrição de Reprodutoras Pesadas”, Automação em Granja de Matrizes com foco em performance de matrizes pesadas”, entre outros.
GRANDES TEMAS DA AVICULTURA MUNDIAL
“METABOLISMO DO FRANGO”
O professor associado e especialista em extensão da Scott Hall, Prestage Department of Poultry Science North Carolina State University, Edgar O. Oviedo-Rondón, é um dos palestrantes do 10º Simpósio Técnico da ACAV. A apresentação de Oviedo-Rondón está programada para as 8h30 da quarta-feira (17) e abordará o tema “Fatores que interferem no desenvolvimento embrionário e impactam no metabolismo do frango”.
O palestrante realça que vários fatores ambientais ocorrem durante a incubação e podem afetar o metabolismo do embrião, induzindo mudanças metabólicas na vida pós-eclosão, o que afeta a viabilidade, imunidade, saúde, produtividade, comportamento dos frangos e até a qualidade física e microbiológica das carcaças. Na prática diária da incubação, os principais problemas são as desuniformidades em ventilação para proporcionar as temperaturas, tensões de oxigênio, evacuação do CO2 e a umidade necessária em cada fase de desenvolvimento embrionário e para cada tipo de ovo que se recebe no incubatório, gerando microambientes que podem ser considerados nocivos para alguns embriões.
“AUTOMAÇÃO EM GRAJA DE MATRIZES”
“Automação em Granja de Matrizes com foco em performance de matrizes pesadas” é o foco da palestra de Winfridus Bakker, no dia 17 de setembro, das 10 às 11 horas, durante o 10º Simpósio Técnico da ACAV. A apresentação terá o patrocínio da Cobb. A apresentação abordará a necessidade de automação do sistema que, além de suprir a falta de mão de obra, melhora a qualidade dos ovos férteis produzidos e incremento dos índices zootécnicos.
Segundo Bakker, nos últimos 40 anos, diferentes áreas do manejo de matrizes têm sido constantemente atualizadas, inclusive automatização. “A automatização não é barata e deve de ser paga com melhoras significativas na produção por m2 para manter o preço de custo do ovo de incubação ou pintinho BB competitivo e, de preferência, mais barato”, expõe.
Dentro da automatização existem três áreas com maior desenvolvimento e que serão detalhadas na palestra: alimentação, ninhos mecânicos e ventilação. “Automatizar ou aumentar a densidade das aves de recria e produção requer que a empresa cumpra com os parâmetros de conceitos básicos. A automatização reduz substancialmente a mão de obra na granja, mas ao mesmo tempo, não queremos perder a produtividade até conhecer bem o seu manejo correto”, enfatiza Bakker. Serão abordados, ainda, os critérios básicos antes de automatizar para reduzir mão de obra nas granjas e os tipos de automatização, entre outros.
MANEJO DA BIOSSEGURIDADE
O professor universitário de medicina veterinária, Paulo Lourenço da Silva, abordará o tema “Manejo da biosseguridade com foco em controle de salmonelas e micoplasmas”, no dia 17 de setembro, às 14 horas. Segundo o palestrante, a indústria avícola tem crescido consideravelmente na maior parte do mundo nas últimas quatro décadas. Com o aumento em tamanho e complexidade das operações de aves (frangos de corte, poedeiras, reprodutoras, perus e codornas), sanitaristas avícolas têm concentrado mais esforços na prevenção de doenças.
O risco de surtos de doenças continua sendo uma grande preocupação para a indústria do segmento. Portanto, a explanação do palestrante abordará as medidas de biossegurança no controle de salmonela, situação atual no controle da salmonela, medidas de biossegurança no controle de micoplasmas, entre outros.
“GESTÃO E MANEJO DO INCUBATÓRIO”
“Gestão e Manejo do Incubatório” é o tema da palestra que será ministrada por Juan Carlos Lopez, no dia 18 de setembro, às 9 horas, no último dia do 10º Simpósio Técnico da ACAV. A explanação de Lopez descreverá os parâmetros físicos que têm sido associados à alta eclodibilidade e à qualidade da ave que a indústria objetiva alcançar. Serão abordados tópicos como a temperatura embrionária, perda de umidade, dióxido de carbono, temperatura corporal, qualidade de pintinhos e descartes, pré-incubação, entre outros aspectos.
“NUTRIÇÃO DA MATRIZ DE CORTE”
O nutricionista da Aviagen, Marcelo A. Silva, abordará o tema “Nutrição e Alimentação da Matriz de Corte Moderna”, no painel nutricional que será realizado, no dia 18 de setembro, às 10h30, durante o evento. Também participarão da programação, que inclui mesa redonda, os nutricionistas Vitor Hugo Brandalise (Cobb) e Jacky Michard (Hubbard).
Segundo Marcelo A. Silva, um dos principais objetivos da produção de matrizes é gerar o maior número possível de ovos férteis, com qualidade suficiente para maximizar a eclodibilidade e gerar pintinhos capazes de tolerar desafios iniciais de campo e alcançar metas de desempenho. “O contínuo processo de melhoramento genético e a adoção de modernas técnicas de seleção têm permitido a obtenção progressos significativos na produção de frangos de corte, com ênfase simultânea na manutenção da produção de ovos incubáveis”. Portanto, durante a apresentação serão abordadas as estratégias que devem ser consideradas durante o desenvolvimento de parâmetros nutricionais e programas de alimentação nas fases de recria e postura.
PROGRAMAÇÃO GERAL
A programação do primeiro dia (16 de setembro) inicia com o Simpósio Zoetis de Vacinação In Ovo e Imunização no período das 08h40 às 17 horas. A secretaria funcionará das 13 às 17 horas para inscrições e entrega de material. Às 19 horas iniciará a solenidade de abertura oficial do 10º Simpósio Técnico da ACAV, com pronunciamento de autoridades e palestra com o professor Carlos Dourado. Após o ato será servido coquetel com patrocínio da MSD Saúde Animal.
No segundo dia (17 de setembro) a secretaria atenderá das 8 às 8h30 para inscrições e entrega de material. Às 8h30 Edgar O. Oviedo palestrará sobre “Fatores que interferem no desenvolvimento embrionário e impactam no metabolismo do frango”. O intervalo está previsto para 9h30 às 10 horas.
Das 10 às 11 horas, Winfridus Bakker abordará o tema “Automação em Granja de Matrizes com foco em performance de matrizes pesadas” (patrocínio da Cobb). Segue-se preleção de Joseph Purswell sobre “Ambiência em Granja de Matrizes – Realidade brasileira” com patrocínio da Aviagen. O almoço será servido às 12h30 horas.
Às 14 horas Paulo Lourenço falará sobre “Manejo da Biosseguridade com Foco em Controle de Salmonelas e Micoplasmas” (patrocínio da Bayer). Às 15 horas haverá intervalo para café e às 16 horas Guilhermo Zavala falará sobre “Síndromes Virais com Interferência na Qualidade de Pintos de um dia” (patrocínio da MSD Saúde Animal).
Os participantes do Simpósio de Avicultura terão opções de palestras simultâneas das 17 às 18 horas com eventos da Aviagen (sala Ártico) e da MSD Saúde Animal (sala Cáspio) e, das 18 às 19 horas, com evento da Cobb, na sala Ártico. A tradicional confraternização do Jantar do Galo iniciará às 20h30 no salão Mediterrâneo.
No terceiro e último dia do Simpósio (18 de setembro) as atividades serão retomadas às 9 da manhã com palestra de Juan Carlos Lopez sobre “Gestão e Manejo do Incubatório” (patrocínio Hybrid). O intervalo está previsto para as 10 horas e às 10h30 iniciará o painel nutricional com 30 minutos de palestra e mais 30 minutos de mesa redonda, reunindo os nutricionistas da Cobb (Vitor Hugo Brandalise), da Aviagen (Marcelo Silva) e da Hubbard (Jacky Michard). O encerramento do Simpósio está previsto para as 12h30.
COMISSÃO ORGANIZADORA
A Comissão Organizadora é constituída por Bento Zanoni, Carla Andrea Schwertner, Cláudio Luiz Schell, Fábio Bittencourt, Ivonei Socha, Marcos Lopes, Marcos Téo, Aline Kuntze, Vilmar Pedott, Fernando Farias, Josenio Cerbaro, Cristiano Pereira e Paulo Fávero. Também participam o Presidente da ACAV e o Diretor Executivo Ricardo de Gouvêa.
PATROCÍNIO E APOIO
O simpósio conta com os seguintes patrocinadores: Aviagen, Cobb, MSD Saúde Animal, Zoetis, Vencomatic Group, Hybrid, Nutron, Agroceres Multimix, Hubbard Flex, ECAT, Ceva, Zinpro, Merial, Pas Reform, Bayer, Nutriad, Biovet, Petercime, Tecnofeed, Farmabase, Des-Vet, Vansil, Plasmatte, Altech, Casp Indústria e Comércio, ICC, Vetanco, Embritec, Lubing, Safeeds, phibro e Yes. São apoiadoras a CLS Soluções Avícolas, Edege, Avícola Ninhada, Planalto, JBS, BRF, AURORA e VTC Viagens.



Data da Notícia: 15/09/2014
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.